Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (23) no site da Globo Rural.

Importação de milho

Grãos de milho (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

O governo brasileiro editou medida provisória para zerar a alíquota dos tributos PIS/Cofins incidentes na importação do milho até 31 de dezembro de 2021, com o objetivo de aumentar a oferta para a indústria de carnes após uma severa quebra de safra.

A decisão atende a um pleito de grupos do setor de carnes. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em nota, elogiou a medida e destacou que ela contribuirá para conter alta no preço do milho e aliviar aumento dos custos de produção.

PIB do agro menor

Colheita de soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto do setor agropecuário foi revisada de 1,7% para 1,2% em 2021 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As reduções nas estimativas de produtividade e produção no milho e um cenário menos favorável para a produção de leite foram os motivos considerados para os ajustes feitos pelos pesquisadores.

Otimismo no algodão

Lavoura de algodão (Foto: Ernesto de Souza/Ed. globo)

 

A área plantada de algodão deve totalizar 1,53 milhão de hectares na safra 2021/2022. Embora seja inferior ao período pré-pandemia, representa um crescimento de 12,6% em comparação com o ciclo anterior (1,36 milhão de hectares).

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) também projeta alta de 20,3% na produção de pluma, totalizando 2,79 milhões de toneladas neste ciclo.

Vaca louca afeta preço do boi

Criação de gado em Paulínia (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Os preços do boi gordo recuaram em setembro após os casos atípicos de "vaca louca" identificados no Brasil terem resultado na suspensão das exportações de carne bovina para a China, o que, por sua vez, implicou em menor demanda da indústria por gado terminado, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Analistas afirmam que "apesar de os envios de carne bovina à China ainda estarem suspensos, as exportações brasileiras em setembro seguem em ritmo intenso, o que acaba limitando quedas mais intensas nos preços internos".

Pecuária mais sustentável

Criação de gado mais sustentável (Foto: Globo Rural)

 

Um estudo realizado pela Scot Consultoria com apoio das organizações Solidaridad e WWF-Brasil, em parceria com a TFA (Tropical Forest Alliance), mostrou que o Brasil tem potencial de elevar a produtividade do rebanho de bovinos sem a abertura de novas áreas para a atividade. A principal estratégia seria o aumento no uso de tecnologia e a restauração das pastagens.

A pesquisa estimou investimentos entre R$ 126,99 bilhões e R$ 245,81 bilhões para a recuperação total dos 104,54 milhões de hectares de pastagens degradadas do país, considerando três cenários diferentes e o Estado de Mato Grosso como base.

Bacon ovino

Bacon ovino produzido pela Embrapa (Foto: Embrapa Pecuária Sul/Divulgação)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sul está em busca de empresas e associações/cooperativas interessadas em atuar como parceiros na tecnologia para produção de bacon de carne ovina.

O bacon ovino é um derivado cárneo curado e defumado feito a partir de um corte específico da barriga de ovinos mais velhos. Os dois tipos de produtos desenvolvidos pela Embrapa passaram por testes de aceitabilidade com consumidores e receberam notas acima de 7, o que demonstra que houve aceitação.

Mais carga nos caminhões

Caminhão descarrega soja em Primavera do Leste (MT) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O Senado aprovou uma medida provisória que autoriza a ampliação do limite de tolerância de excesso de carga por eixo dos caminhões de carga e ônibus de passageiros. A margem passou de 10% para 12,5%. O texto, que modifica legislação de 1985, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Veículos ou combinações (carreta com reboque, por exemplo) que tiverem peso bruto menor do que 50 toneladas só será fiscalizados pelo peso bruto total (ou só do veículo ou do veículo com o reboque). Se a medida ultrapassar o limite máximo de tolerância, a fiscalização será feita também em relação ao excesso de peso.

Rodeio presencial

Montaria de touro (Foto: Rafael Ribeiro/Arquivo Pessoal)

 

Após quase dois anos, os fãs de rodeio no Brasil já têm uma data para voltar às arenas: a organização do tradicional Rodeio de Jaguariúna (SP) anunciou que a 32ª edição do evento será realizada presencialmente em dois finais de semana: 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro. A expectativa é de receber lotação máxima: 30 mil pessoas por noite.

Será exigido dos participantes e público apenas o comprovante de vacinação das duas doses ou da dose única (para quem tomou a produzida pela Janssen), sem necessidade de teste negativo de Covid-19. Ainda não está decidido se será necessário usar máscara.

Aceleração de startups do agro

Drone sobrevoando lavoura (Foto: Getty Images)

 

O programa Campo Digital, parceria entre o Facebook e a aceleradora Baita, abriu inscrições para sua edição 2021. Gratuita e totalmente online, a iniciativa visa acelerar startups para o desenvolvimento de soluções digitais para o agronegócio brasileiro com foco em pequenos e médios produtores.

As startups interessadas poderão se inscrever até 17 de outubro. Ao todo, são dez vagas oferecidas para startups de todo o Brasil que já estejam, no mínimo, em estágio operacional – ou seja, validando sua solução e efetuando suas primeiras vendas.
Source: Rural

Leave a Reply