Skip to main content

O algodão colorido, variedade desenvolvida pela Embrapa, será destaque mais uma vez em passarela internacional durante a Milan Fashion Week, que ocorre até a próxima segunda-feira (27/) em Milão, na Itália.

O produto é matéria-prima da marca de moda sustentável Natural Cotton Color, que realizará no sábado (25) o desfile da coleção "Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão", que reúne 16 looks, entre eles, 12 femininos e quatro masculinos.

Peças de roupa feitas com variedade de algodão colorido desenvolvida pela Embrapa (Foto: Embrapa/Divulgação)

 

As peças foram criadas pela presidente da Natural Cotton Color, estilista Francisca Vieira, e pelo consultor e designer do Senai Paraíba, Rafael Lemos, com modelagem desenvolvida por Raquel Grassi.

Além do trabalho artesanal com rendas e bordados, a coleção se destaca pela inovação e variedade de tecidos com base na mesma fibra natural como o denim 100% orgânico que possui cor, mas sem nenhum tipo de tingimento, o jacquard de algodão com seda e tecidos desenvolvidos com fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho.

saiba mais

Conheça o fio de algodão orgânico naturalmente colorido para fazer tricô e crochê

Produção de algodão deve crescer 20,3% na safra 21/22

 

 

“O design surpreende com clássicos masculinos reinventados, como o terno produzido em moletinho de algodão com seda. Tem também o smoking que deixa de ser black tie para se apresentar marrom, cor natural do algodão colorido orgânico”, conta a estilista Francisca Vieira. 

Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes e realizadora da mostra Brasil Eco Fashion Week (BEFW) em Milão, a moda brasileira chama a atenção do mercado mais atento à sustentabilidade. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural”, disse.

Por não ter cultura irrigada nem passar por tingimentos, processo produtivo do algodão colorido do campo à indústria economiza 87,5% de água (Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Algodão colorido

A matéria-prima usada pela Natural Cotton Color é cultivada com contrato de compra garantida por meio da agricultura familiar em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombos). O preço pago por quilo é o maior do Brasil.

A espécie já nasce em tons de bege, marrom e verde – sem uso de aditivos ou corantes. Por não ter cultura irrigada, nem passar por tingimentos, o processo produtivo do campo até indústria economiza 87,5% de água.

Leia mais notícias sobre Algodão

A Embrapa Algodão já lançou seis variedades de algodão colorido, em tonalidades que vão do verde claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. O algodão colorido subiu às passarelas pela primeira em 2004, na São Paulo Fashion Week, com o estilista Ronaldo Fraga.

Desde então, as peças confeccionadas com as variedades de algodão colorido vêm  abrindo caminho no mundo da moda. O produto também esteve presente em duas edições da Fashion Rio, além de desfiles em Paris e Milão.

saiba mais

Brasil exportou volume recorde de algodão no ciclo 2020/2021

Produtoras debatem desafios, negócios e mais igualdade no setor de algodão

 
Source: Rural

Leave a Reply