Skip to main content

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) divulgou nota nesta terça-feira (21/9) criticando o discurso do presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

De acordo com a entidade, “as informações apresentadas no pronunciamento não retrataram a realidade sanitária, ambiental e econômica vivenciada pelo país” e seguiram “conforme roteiro esperado”.

Segundo Bolsonaro, "Brasil vive novos tempos” com “um dos melhores desempenhos entre os emergentes” (Foto: Timothy A. Clary/Reuters)

 

“Com isso, o discurso protocolar, político e alinhado ao público apoiador do presidente afasta-se das medidas necessárias para combater as ações ilegais que ocorrem no bioma Amazônico, para promover o desenvolvimento de uma bioeconomia circular e um mercado de carbono verde e para diminuir a desigualdade social e a insegurança alimentar ampliadas durante a pandemia”, aponta o conselho diretor da Abag, que assina a nota.

saiba mais

Bolsonaro defende agricultura do Brasil e diz que Código Florestal é exemplo

 

Em seu discurso, Bolsonaro voltou a defendeu a política agrícola empreendida durante o seu governo, período no qual houve crescimento de 56% do desmatamento na Amazônia. O presidente também deu declarações a favor do uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19, chamado por ele de tratamento precoce, e a produção agrícola em terras indígenas.

Citando o fato de que os indígenas ocupam 14% do território nacional, o equivalente a mais de 100 milhões de hectares, Bolsonaro afirmou que essas populações "cada vez mais" desejam usar suas terras a agriculturas “e outras atividades".

Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a criação de um marco temporal para as demarcações de terras indígenas no Brasil – um dos processos que motivou o desgaste entre o Palácio do Planalto e a Suprema Corte nas últimas semanas.

saiba mais

Enquanto Bolsonaro defende política ambiental, sobrevoos registram fogo na Amazônia

 

Ainda segundo Bolsonaro, “o Brasil vive novos tempos” com “um dos melhores desempenhos entre os emergentes” e se apresentando “como um dos melhores destinos para investimentos”.

Globo Rural também entrou em contato com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para comentar o discurso feito pelo presidente, mas a entidade não respondeu até a publicação desta reportagem.
Source: Rural

Leave a Reply