Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (21/9) no site da Globo Rural.

Bolsonaro na ONU

Presidente Jair Bolsonaro durante discurso na ONU (Foto: Timothy A. Clary/Reuters)

 

O presidente Jair Bolsonaro disse em discurso hoje (21) na Assembleia Geral da ONU que a agricultura brasileira é sustentável e que o Código Florestal é uma das leis mais rigorosas do mundo. Ele ainda afirmou que os órgãos ambientais foram fortalecidos com a meta de zerar o desmatamento ilegal. "Quem tem uma política de preservação como a nossa?", perguntou.

O discurso, entretanto, desagradou os ambientalistas. “O governo Bolsonaro não tem nenhum compromisso com o clima. Sob sua gestão, todos os indicadores nesta agenda só pioraram”, afirmou o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, em comunicado. 

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) também fez críticas à fala do presidente e disse que “as informações apresentadas no pronunciamento não retrataram a realidade sanitária, ambiental e econômica vivenciada pelo país”.

Trigo transgênico

Campo de trigo (Foto: Reuters)

 

Alertas sobre os riscos do trigo transgênico no Brasil foram destaque no Congresso da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), realizado hoje (21). “O consumidor brasileiro não está disposto a encarar essa aventura do trigo transgênico", disse o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Márcio Lopes de Freitas.

Pablo Maluenda, consultor do setor privado do mercado de trigo que atua nos Estados Unidos, concordou e disse que, além da rejeição do mercado global, que já ocorreu anos atrás quando uma multinacional tentou implantar o trigo transgênico, há risco de as sementes geneticamente modificadas plantadas na Argentina contaminarem outras áreas de trigo.

Luto no agro

Paulo Sentelhas (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

Morreu hoje (21) Paulo Sentelhas, especialista em agrometeorologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas, ele era um estudioso do impacto das condições climáticas sobre diversas culturas agrícolas.

Sentelhas estava internado tratando-se contra a Covid-19, mas não resistiu. "Neste momento de tristeza e dor, manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos", declarou a Esalq, em comunicado. De acordo com a instituição, o velório será restrito à família e o corpo será cremado.

La Niña na primavera

Lavoura de milho (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam probabilidade acima de 70% para ocorrência do fenômeno La Niña na primavera de 2021, com curta duração e baixa intensidade.

“Caso ocorra, a tendência é que tenhamos chuvas abaixo da média na região Sul e ligeiramente acima da média na parte Sudeste e central do Brasil”, afirmou Márcia Seabra, coordenadora de meteorologia aplicada do Inmet, durante o evento “Perspectivas climáticas para a primavera 2021”, realizado hoje (21).

Meteorologistas ouvidos por Globo Rural projetam que a primavera deve ter chuvas dentro da normalidade no Brasil. A previsão é que as precipitações cheguem mais cedo e fiquem na média em comparação ao mesmo período de 2020, quando provocou impactos no campo e atrasou o início do plantio da safra.

Safra de café menor

Pé de café (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Com mais de 99% das lavouras colhidas, a Companhia Nacional de Abastecimento estimou em 46,78 milhões de sacas de 60 quilos na colheita deste ano, uma redução de 25,7% em comparação com a colheita de 2020 (63,07 milhões de sacas), considerando as variedades arábica e conilon.

Os dados foram divulgados hoje (21) pela estatal. A área em produção de café no Brasil neste ano é estimada em 1,8 milhão de hectares, uma redução de 4,4% em comparação com o número de 2020, de 1,88 milhão de hectares.

Exportações do agro em alta

Navio carregado de soja (Foto: Reuters)

 

As exportações de produtos do agro somaram US$ 10,9 bilhões em agosto, um crescimento de 26,7% com relação ao mesmo período de 2020, apontou análise divulgada hoje (21) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A recuperação da atividade econômica mundial, à medida que os países avançam em seus planos de vacinação, e a melhora das expectativas dos investidores e consumidores são consideradas os principais fatores do movimento de alta.

Animais de volta a Brumadinho

Vista aérea da região de Brumadinho, em Minas Gerais (Foto: Vale/Divulgação)

 

Animais silvestres afugentados pelos rejeitos que vazaram da barragem B1, em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, estão retornando à região, seu habitat original.

Segundo a Vale, registros de 50 dispositivos de captura de imagens e calor já identificam diversos animais como jaguatiricas, tamanduás-bandeiras, pacas, tucanos e uma onça-parda transitando pela área.

Incentivo ao consumo de leite

Copo de leite (Foto: Getty Images)

 

O setor leiteiro está preparando o lançamento de uma campanha nacional com o objetivo de incentivar o consumo do produto e derivados no Brasil.

A Semana do Leite está prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro e deve reunir produtores, fabricantes e vendedores. O evento é o primeiro passo de um projeto para fomentar o setor e valorizar a saudabilidade do alimento e de seus derivados.

Ataque cibernético à cooperativa

Teclado de computador (Foto: Thinkstock)

 

A cooperativa agrícola New Cooperative, sediada em Fort Dodge, Iowa, foi alvo recentemente de um ataque cibernético que atingiu seus sistemas e dispositivos.

Embora a cooperativa tenha conseguido conter a incursão, ainda está trabalhando para colocar seus sistemas novamente em operação. A empresa de segurança cibernética Recorded Future atribuiu o ataque ao grupo de ransomware Black Matter.
Source: Rural

Leave a Reply