Skip to main content

Uma tecnologia que irá ajudar os produtores de dendê (óleo de palma) a prever qual será a produtividade e a qualidade do óleo obtido antes mesmo da colheita está sendo desenvolvida em uma parceria entre a Embrapa e a empresa Spectral Solutions.

O novo método prevê a criação de uma plataforma analítica de fenotipagem química rápida da Palma de Óleo com o auxílio de uma metodologia chamada Espectrometria no Infravermelho Próximo, ou Near-Infrared Spectroscopy (NIR), em inglês.

Em comparação com os métodos convencionais, quando se utiliza a tecnologia NIR é dispensado o uso de solventes, leva apenas alguns segundos e não existe o risco de destruir a amostra no processo, de acordo com a Embrapa.

Óleo de palma (Foto: Divulgação)

 

Segundo Simone Mendonça, pesquisadora da Embrapa Agroenergia (DF) e responsável pela pesquisa, dentro do laboratório era possível analisar em torno de 10 a 15 amostras por dia. Com a técnica NIR, a pesquisadora relata que esse número salta para 300 amostras por dia, utilizando um único equipamento.

O método NIR mede as diferenças entre a quantidade de luz emitida e a refletida pela amostra. Nessa reflexão, cada comprimento de onda gera um gráfico de respostas, que funciona como uma “impressão digital'' de uma amostra. Essa impressão é, então, computada e comparada com o banco de dados.

saiba mais

Fruto da Amazônia pode substituir óleo de palma de forma mais sustentável

Cerrado Mineiro aposta na fermentação para realçar sabores do café

 

 

A análise é feita no fruto inteiro ou cortado ao meio, captando o espectro diretamente na polpa. “Ao fim desse trabalho teremos um equipamento calibrado e então será possível que, apenas apertando um botão, tenhamos em poucos segundos os resultados químicos como teor de óleo, acidez, perfil de ácidos graxos, etc. do fruto do dendê na tela do celular ao qual o equipamento estará acoplado”, prevê a pesquisadora.

A unidade de pesquisa da Embrapa já havia desenvolvido um método utilizando equipamento de bancada. Agora a ideia é tornar esses equipamentos portáteis e mais baratos. Para a pesquisadora, a parceria com a Spectral Solutions é importante para essa mudança. A startup entrou no projeto propondo dois equipamentos portáteis, dando apoio na análise quimiométrica e no desenvolvimento do software de apoio aos equipamentos.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia

O desenvolvimento da tecnologia surgiu a partir de demanda na agroindústria da palma de óleo, cujo pagamento aos fornecedores se dá por peso da carga, sem avaliar o teor de óleo e a qualidade do material que está sendo entregue.

Para o produtor, o uso do equipamento significará melhores rendimentos e qualidade de óleo. A metodologia convencional contava com diversos desafios, como o processamento do cacho da palma, que tinha que ser feito em no máximo 48 horas para garantir a integridade do fruto.

saiba mais

Com agrofloresta, produtor consegue alta produtividade na Amazônia

 

Outro obstáculo é a análise de laboratório para determinar o teor de óleo, acidez e outros parâmetros de qualidade. “A análise de teor de óleo, por exemplo, leva seis horas de extração com solvente, e ainda tem o tempo de secagem que pode levar algumas horas. Ou seja, dentro da dinâmica de colheita ou recepção de amostras, fica inviável associar análises químicas importantes para melhor rendimento e qualidade de produção do óleo”, explica Simone.

saiba mais

Agrofloresta é alternativa para dendê deixar de ser monocultura no Pará

 

A NIR portátil vai permitir o uso em campo pelo produtor e uma melhor bonificação da indústria pela qualidade do cacho que está sendo entregue. “A NIR portátil poderá ajudar na colheita, pois pretendemos criar um mecanismo de levar o equipamento até o cacho ainda na planta, obtendo uma sinalização se aquele cacho está ou não no ponto ideal para ser colhido”, explica o CEO da Spectral Solutions, Luiz Felipe Aquino.

Além do campo, a aplicação do equipamento pode ser feita em usinas para garantir o controle de qualidade dos materiais entregues por terceiros, podendo gerar uma diversificação do preço do produto conforme a qualidade dos cachos.
Source: Rural

Leave a Reply