Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques deste quarta-feira (15/9)

Marco temporal

(Foto: Divulgação)

 

O Supremo Tribunal Federal voltou a suspender o julgamento de ação que trata do marco temporal de territórios indígenas no Brasil. A análise do processo foi interrompida depois de um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes, que não tem prazo para devolver o conteúdo ao Plenário da corte. O pedido foi feito depois do voto do ministro Kassio Nunes Marques, que se manifestou a favor do estabelecimento do marco temporal. Com isso, a votação está empatada, já que o relator,  ministro Luiz Edson Facchin, voltou contra o marco temporal.

Carne para a China

(Foto: Getty Images)

 

O Brasil embarcou carne bovina à China após o anúncio de embargo ao produto brasileiro pelo país asiático, no início do mês, o que tem gerado incertezas e preocupações se as cargas poderão entrar em território chinês, conforme analistas e fontes ouvidas pela Reuters. No momento, a possibilidades de redirecionamento de lotes a outros mercados, preços e custos logísticos estão na mesa de negociação entre compradores chineses e exportadores, uma vez que os primeiros consideram que deveria ser respeitada a data da suspensão, enquanto a indústria adotou o dia da certificação do produto como parâmetro para embarque.

Café solúvel

(Foto: Abics)

 

O consumo de café solúvel aumentou 3,7% no Brasil entre janeiro e agosto de 2021 na comparação com igual período do ano anterior, informou a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). O volume total consumido no período equivale a 669,8 mil sacas de 60 kg. Já as exportações de café solúvel recuaram 6,4% no mesmo período, para 2,536 milhões de sacas.

Clima

(Foto: Arquivo AEN)

 

A largada da nova safra de grãos brasileira ocorrerá em meio a chuvas igual ou acima da média e calor, segundo prognóstico agroclimático para setembro, outubro e novembro divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mata Atlântica

(Foto: Pixabay)

 

Mapeamento de imagens de satélite mostram que um quarto da vegetação da Mata Atlântica está preservado, com um cenário de baixa cobertura vegetal em importantes bacias hidrográficas no bioma, responsável pelo atendimento, por exemplo, de grandes centros. O levantamento foi feito pelo MapBiomas e divulgado nesta quarta-feira (15/9). A região foi mapeada de acordo com os contornos determinados pela Lei da Mata Atlântica.

Fogo no canavial

(Foto: Azael Pizzolato Neto/Arquivo Pessoal)

 

A pior seca dos últimos 60 anos, associada a três geadas que impactaram 10% dos canaviais, já provocou a queima de mais de 150 mil hectares de cana-de-açúcar, o equivalente a 3% da área plantada, na região centro-sul nesta safra (2021/2022). Os números foram apresentados em live nesta sexta (14/9) pelo diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio de Padua Rodrigues. “Os incêndios causam prejuízos ambientais, humanos, financeiros e de produtividades para as usinas”, disse Pádua, em encontro promovido pelo grupo Raízen para reafirmar que as queimadas de cana prejudicam o setor e para debater medidas de prevenção e combate ao fogo.

Abelhas e mananciais

(Foto: Guilherme Schühli)

 

Analisar  a saúde das abelhas nativas como um indicador de qualidade ambiental. É o objetivo de um projeto a ser realizado em conjunto pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Embrapa Florestas. A iniciativa será desenvolvida  no entorno da Barragem Piraquara 1, com a participação de pequenos produtores rurais da região.

Pudim de pão

(Foto: Arquivo Pessoal)

 

Quem não gosta de pudim? A receita de hoje leva ingredientes simples, que provavelmente você já tem em casa e tem como protagonista o pão velho! Para não desperdiçar aquele pão francês amanhecido, preparar um pudim de pão é uma ótima opção barata e fácil de se fazer. Confira o passo a passo desta que é mais uma das receitas da Globo.
Source: Rural

Leave a Reply