Skip to main content

O programa Renovabio, de incentivo à produção de energia renovável no Brasil, completou a marca de 21 milhões de créditos de descarbonização (CBIO) validados em 2021. A informação é da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De acordo com a entidade, somando o volume do ano passado, o estoque total é de 25 milhões de CBIO's, o suficiente para o cumprimento da meta para este ano.

cana-usina-etanol (Foto: Globo Rural)

 

Em nota, a ANP informa que os distribuidores de combustíveis adquiriram mais de 13 milhões de CBIO's neste ano, 50% superior à meta. Essas empresas são partes obrigadas no cumprimento de metas individuais no Renovabio.  Até o dia 6 de setembro, haviam sido aposentados (retirados de negociação no mercado) 3,4 milhões de créditos.

"O cumprimento das metas individuais dos distribuidores de combustíveis se dá pela quantidade de CBIOs por eles aposentados. Apesar de terem até 31 de dezembro de 2021 para cumprir as metas individuais, alguns distribuidores já comprovaram o atendimento das metas estabelecidas para o ano", ressalta a ANP, no comunicado.

saiba mais

Puxada pelos combustíveis, inflação oficial fecha agosto em 0,87%

 

O Renovabio é a política de incentivo a produção e o consumo de combustíveis renováveis no Brasil e tem no CBIO um de seus principais instrumentos de mercado. O título está atrelado a um certificado de eficiência na produção emitido para o produtor e pode ser adquirido pelos distribuidores (que são parte obrigada) e por outros agentes de mercado.
Source: Rural

Leave a Reply