Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques destaterça-feira (31/8)

Exportações para a China

(Foto: REUTERS/Stringer)

 

Apesar da grande concentração em soja, as exportações do agronegócio brasileiro para a China estão mais diversificadas, aponta a "Carta Brasil-China", publicada pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Há oportunidades crescentes em setores como carnes, frutas, laticínios e café, diz o artigo assinado pelo diretor de conteúdo e pesquisa do CEBC, Tulio Cariello, e pela assistente de pesquisa do Conselho, Camila Amigo.

MP das Ferrovias

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

Com apoio até de integrantes da base de apoio ao governo Jair Bolsonaro, a Comissão de Assuntos do Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira um requerimento para que o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), devolva ao governo a medida provisória que instituiu um novo marco legal para o setor ferroviário.

ICMS em Mato Grosso

(Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A Secretaria da Fazenda do Mato Grosso (Sefaz) suspendeu, na segunda-feira (30/8), a aplicação de preços mínimos para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos agrícolas, atendendo solicitação da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A medida, estabelecida pela Portaria 161/2021, vale até 31 de dezembro e inclui as operações de saídas internas e interestaduais de milho, soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, girassol, milheto, sorgo e trigo.

Plantio no Paraná

(Foto: Arquivo AEN)

 

O plantio do milho da primeira safra do Paraná em 2021/22 atingiu 3% da área projetada para o Estado até a segunda-feira (30), conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) divulgados nesta terça-feira. Até a semana passada, o Deral não havia registrado plantio de milho da nova safra no segundo produtor do cereal do país. 

Morte de peão nos EUA

(Foto: Flavio Campos Silva/Arquivo pessoal)

 

O peão brasileiro Amadeu Campos Silva, que morreu em rodeio da segunda divisão da Professional Bull Riders (PBR) em Fresno (EUA) no último domingo (29/8), perdeu o equilíbrio no touro Classic Man, sua segunda montaria da noite, após 5,31 segundos. 

O diretor de gado da PBR, Cody Lambert, que estava na arena e viu o acidente, disse ao USA Today que um “acidente trágico e estranho” causou a morte de Amadeu.

Barter para carros

 

 

 

 

(Foto: Divulgação )

 

Produtores de grãos do Rio Grande do Sul poderão trocar suas colheitas de grãos por automóveis, através de operações de barter. A Stellantis e a Agrofel Grãos e Insumos anunciaram, nesta terça-feira (31/8), uma parceria que viabiliza a negociação utilizando commodities cotadas no mercado internacional.

Podcast Um só Planeta

(Foto: Felipe Yatabe/Ed.Globo)

 

Aumento de área para plantio de commodities, pastagens degradadas e uso exacerbado da água fazem do agro o vilão da redução de disponibilidade hídrica no Brasil. De acordo com recente estudo do MapBiomas, da década de 90 até os dias de hoje, o País perdeu quase 16% da água doce do território nacional.

Animais na Expointer

(Foto: Gustavo Rafael/Assoc. Bras. Murray Grey e Greyman)

 

A novidade deste ano no Pavilhão dos Bovinos de Corte na Expointer vai ser os nove exemplares da raça Murray Grey, que participa pela primeira vez da feira. Para o criador e presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG), Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões (RS), a expectativa para a exposição é muito grande. “É um grande palco de negócios, esperamos vender embriões, sêmen, fechar novas parcerias, concretizar negócios e ir abrindo portas”, destaca.

Ministros da Agricultura

(Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

Os ministros da Agricultura de 34 países das Américas vão se reunir nesta quarta (1/9) e quinta-feira (2/9), em conferência virtual, por causa das condições impostas pela epidemia da Covid-19, informa o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As autoridades tratarão de ameaças ao comércio agropecuário, como a peste suína africana (PSA) nas Américas, recentemente reconhecida pela República Dominicana.

Produção recorde

(Foto: Divulgação/Fazenda Colorado)

 

Reconhecida pelo mercado como a maior produtora de leite do país há oito anos seguidos, a Fazenda Colorado, de Araras (SP), registrou mais um recorde neste mês: suas 2.400 vacas holandesas puras de origem em lactação produziram 100 mil quilos em um dia, o equivalente a 97.076 litros. O volume é destinado à produção de leite tipo A, queijo e creme de leite da marca Xandô, em laticínio instalado na própria fazenda.
Source: Rural

Leave a Reply