Skip to main content

Hoje, dia 17 de agosto, é o dia do pão de queijo!

Quando pensamos em comidas tradicionais brasileiras, o pão de queijo sempre está na lista. Esse salgado tão amado no país é, por muitos, o preferido para acompanhar cafezinhos. Sua praticidade também ganha o coração dos consumidores.

Para celebrar a data desse quitute tão especial no Brasil, hoje Globo Rural te ensina três maneiras diferentes de preparar uma deliciosa fornada de pão de queijo. Confira o passo a passo das receitas.

Pão de queijo com 3 ingredientes

 

Pão de queijo com apenas três ingredientes (Foto: Cook'n Enjoy)

 

A primeira receita visa a praticidade. Confira na receita da Cook’n Enjoy, como fazer pão de queijo utilizando apenas três ingredientes.

Ingredientes
220 g de Polvilho doce ou azedo (2 xícaras)
200 g de Requeijão de bisnaga
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o polvilho, o requeijão e o queijo parmesão. Misture tudo muito bem até obter uma massa macia que desgrude das mãos.

Faça bolinhas e coloque em uma forma untada com manteiga ou óleo. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até que dourem.

saiba mais

Aprenda como fazer pão de mel

Como fazer pão de beterraba recheado com ricota

 

Palitos de pão de queijo

 

 

 

Pão de queijo em palitos (Foto: Receitas/Globo)

 

A segunda sugestão é uma versão de pão de queijo em forma de sticks. Além de decorar a mesa de forma mais sofisticada, o sabor tradicional se mantém.

Ingredientes
2 xícaras de polvilho azedo
1 ½ xícara de leite
½ xícara de óleo de canola
2 ovos
350 g de queijo de minas curado ralado
1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte duas fôrmas retangulares com manteiga e polvilhe-as com farinha de trigo.

Coloque o polvilho e o sal em um recipiente grande. Em uma panela, coloque o leite e o óleo e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue.

Adicione o leite e o óleo fervidos ao polvilho e misture bem com uma colher de pau. Acrescente os ovos e misture novamente. Adicione o queijo ralado e misture com as mãos até obter uma massa homogênea.

Faça palitos de 8 cm com a massa e disponha sobre as formas, deixando espaços entre eles para não grudarem. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que os palitos estejam dourados.

saiba mais

Como fazer focaccia

Como fazer croquete vegano de batata

 

Pão de queijo recheado com bacon

 

 

 

Pão de queijo recheado com bacon (Foto: Ana Maria Brogui)

 

A última opção é para quem gosta de receitas mais recheadas com toques de sabor. Aprenda como fazer a receita do site Ana Maria Brogui que rende até 15 porções.

Ingredientes
1 kg de polvilho azedo
1 prato de queijo ralado bem fino
4 ovos
2 xícaras de óleo
1 xícara de água
2 xícaras de leite
300 g de bacon em cubos pequenos

Leia mais Receitas no site da Globo Rural

Modo de preparo
Frite o bacon e reserve. Coloque o polvilho em uma bacia e sove com uma xícara de água fria.

Em uma leiteira, leve ao fogo, o óleo, a água, 1/2 xícara de leite e deixe ferver. Assim que levantar fervura, desligue, espere esfriar e coloque no polvilho, misturando bem.

Adicione os ovos, o queijo e o restante do leite morno. Depois, adicione o bacon frito e misture. A massa deve ficar bem mole.

Unte a mão com óleo e enrole as bolinhas do tamanho que preferir. Coloque em uma forma e leve para assar no forno por 30 a 40 minutos.
Source: Rural

Leave a Reply