Skip to main content

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou sua participação na 44ª edição da Expointer, informou a organização da feira, que ocorre entre 4 e 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O convite foi formalizado na última sexta-feira (13/8), quando Tereza Cristina se reuniu com a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti. Além da Expointer, elas também trataram sobre reivindicações do agronegócio gaúcho, segundo nota divulgada pela pasta do Rio Grande do Sul.

Secretária Silvana Covatti apresentou demandas do RS para a ministra Tereza Cristina, do Mapa (Foto: Divulgação/Mapa)

 

“Estarei com vocês no dia 10 de setembro, na abertura da Expointer, esta feira tão importante, uma das principais da agropecuária brasileira. Não vou deixar de estar em nenhuma edição enquanto estiver aqui no ministério, vou participar de todas”, destacou Tereza Cristina.

Durante a reunião, a secretária Silvana Covatti apresentou as ações do Rio Grande do Sul para evitar o ingresso da Peste Suína Africana (PSA) no Estado. Silvana solicitou autorização ao ministério para que o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) possa realizar as análises de monitoramento.

Tereza Cristina destacou que o ministério fortaleceu a fiscalização e tem tomado todas as medidas necessárias para prevenir a entrada da doença no Brasil. “Estamos com nossa vigilância preocupada, mas atuante na fiscalização nos portos e aeroportos."

saiba mais

Bolsonaro diz que redução de subsídios permitirá taxa zero para diesel em 2022

Ruralistas defendem produção agrícola em territórios indígenas

Fiscais agropecuários manifestam preocupação com condições de trabalho na Expointer

 

A secretária também apresentou pedido dos produtores de suínos, que reivindicam a redução de alíquotas de ICMS de 12% para 6% nas vendas interestaduais de suínos vivos. “A medida é importante para garantir renda para as famílias produtoras de suínos”, destacou Silvana.

A ministra explicou que é importante uma mobilização orquestrada entre secretários estaduais da Fazenda e da Agricultura dos Estados interessados. “A demanda precisa ser unânime entre os Estados, assim fica mais fácil a Fazenda apoiar", respondeu.

Leia mais notícias sobre Política
Source: Rural

Leave a Reply