Skip to main content

As exportações brasileiras de carne suína registraram aumento de 2,2% em julho na comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (06/8) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No total, foram embarcadas 102,7 mil toneladas do produto no último mês, levando a um acumulado de 665,4 mil toneladas nos sete primeiros meses de 2021 – 14,76% maior do que o registrado no mesmo período de 2020.

Repasse da alta nos custos de produção impulsionou receita das exportações de carne suína no último mês, aponta ABPA (Foto: Divulgação/ABCS)

 

Em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, comentou que “o quadro sanitário da Ásia segue pressionando a demanda dos países da região por proteína animal de outras nações, incluindo o Brasil”. Só para a China, foram 348,4 mil toneladas exportadas este ano, crescimento de 23,5% ante 2020.

saiba mais

China suspende carne da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde

 

Em receita, o resultado das exportações totalizou US$ 246,4 milhões em julho, resultado 21,3% superior ao alcançado em 2020 e levando a um acumulado de US$ 1,596 bilhões – 24,8% acima do realizado no mesmo período do ano passado. Segundo Santin, “o expressivo aumento da receita das exportações sinaliza, entre outros pontos, o repasse das fortes altas dos custos de produção que alcançam o mercado internacional, assim como no mercado doméstico”.

saiba mais

Produção de carne suína da China salta 32% no 1º trimestre

 

A ABPA também estaca o aumento nas exportações para países da América do Sul, como Chile (+80,3%), Uruguai (+8,6%) e Argentina (+85,2%). De acordo com o presidente da entidade, “os países da América do Sul têm buscado apoio em nosso setor produtivo para complementar a sua oferta interna, favorecendo a expectativa de um fechamento de ano em patamares de exportação novamente acima de 1 milhão de toneladas”.
Source: Rural

Leave a Reply