Skip to main content

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou, em nota, que o primeiro registro de peste suína africana nas Américas – um caso foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)  na República Dominicana – põe o setor produtivo em alerta no Brasil e exige intensificar os cuidados preventivos. 

Conforme a entidade, os rígidos procedimentos de biosseguridade adotados foram atualizados, com foco especial na movimentação de pessoas intrassetorial. "A preocupação, agora, é com o reforço da exigência do cumprimento de quarentena para brasileiros e estrangeiros que atuam direta ou indiretamente no setor produtivo e que estejam retornando ao Brasil", diz a ABPA.

Doença quea contamina animais tem se espalhado e causado preocupação em vários países (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

A associação ainda diz ter reforçado a campanha Brasil Livre de PSA, focada nos suinocultores e que traz alertas contra a visitação nas granjas, além de indicar cuidados para minimizar as chances da circulação da enfermidade no país.

Em caráter emergencial, a ABPA também afirmat er convocado o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA) – formado por técnicos e especialistas das organizações associadas – para a discussão de novas ações no âmbito privado, em suporte ao trabalho de defesa agropecuária desempenhado pelo Ministério da Agricultura.

saiba mais

Controle da peste suína africana na China segue complicado, diz autoridade

Alemanha confirma primeiros casos de peste suína africana em fazendas

 

“Imediatamente após a divulgação da notícia, estabelecemos contato com o ministério e iniciamos tratativas para a composição de medidas preventivas em portos e aeroportos, além das granjas, que são os principais pontos de atenção. O trabalho segue evoluindo em linha com o que o ministério já tem executado com sucesso”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin, lembrando que o Brasil não registra focos de PSA desde 1984.

Leia mais notícias sobre Suínos
Source: Rural

Leave a Reply