Skip to main content

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu 173 mil litros de sucos, néctares e água de coco com indícios de fraude em estabelecimentos produtores de bebidas.

A ofensiva foi realizada por auditores fiscais federais agropecuários do serviço de inspeção de produtos de origem vegetal em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba.

Bebidas apreendidas com suspeita de fraude pelo Ministério da Agricultura (Foto: Ministério da Agricultura)

 

Em Santa Catarina, a ação foi desencadeada após a coleta de marcas de sucos de laranja integral apontarem presença de açúcar exógeno em quatro das sete marcas coletadas. 

No caso do suco de laranja integral, o resultado esperado na análise de isótopos de carbono (C3/C4) é 100%, porque a bebida não pode ser adicionada com açúcar, e sim conter somente açúcares provenientes exclusivamente da fruta.

“Tivemos dois casos graves em que os resultados não conformes indicaram que 30% dos açúcares presentes no suco são de origem exógena, ou seja, houve a adição de água e açúcares para aumento do volume final do produto em cerca de 30%”, explica o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Juliano Simioni.

saiba mais

Ministério da Agricultura proíbe pesca de piracatinga por um ano

Governo autoriza abate de vacas prenhas em protocolo de bem-estar animal

 

Em São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, após coletas revelarem fraudes em seus produtos, a ação focou em fabricantes de água de coco, néctares e sucos que comercializam tanto para redes varejistas quanto para outras indústrias de bebidas.

Os produtos permanecerão apreendidos até a análise de novos lotes e os resultados definitivos passarem por avaliações periciais. Se as fraudes forem comprovadas, os estabelecimentos serão autuados por adulteração de bebidas. Além da inutilização dos produtos, a multa pode chegar a R$ 117 mil por lote fraudado.
Source: Rural

Leave a Reply