Skip to main content

A Suprema Corte de Justiça do México descriminalizou o uso recreativo de maconha para adultos. Os antigos artigos da lei que proibiam o uso da droga foram declarados inconstitucionais.

Em novembro de 2015, a Primeira Câmara declarou a inconstitucionalidade do sistema de proibições do uso recreativo da maconha, por considerar que o modelo de proibição absoluta implica em uma restrição desproporcional ao direito do perfil dos consumidores. Desde então, a decisão foi reiterada quatro vezes sem qualquer definição contrária.

Com a decisão, uso recreativo da cannabis está liberado no país (Foto: United States Fish and Wildlife Service)

 

Foi dado início ao procedimento de declaração geral de inconstitucionalidade previsto na Constituição Geral, para que o Congresso da União faça as modificações correspondentes dentro do prazo de 90 dias. O plenário determinou que sejam invalidados, com efeitos gerais, os artigos que prevêem a autorização do consumo somente para fins medicinais e científicos.

O tribunal esclareceu que a mudança retira o obstáculo para que o Ministério da Saúde autorize atividades relacionadas ao autoconsumo de cannabis – semear, cultivar, colher, preparar, possuir e transportar, para fins recreativos.

saiba mais

Congresso do México aprova lei que legaliza a maconha

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza plantio de cannabis no Brasil

 

Ao definir os efeitos da sentença, o tribunal frisou que o ministério deve emitir autorizações somente para adultos e para o consumo específico de cannabis e THC, e não de outras substâncias.

Além disso, especificou que a Comissão Federal de Proteção contra Risco Sanitário deve estabelecer as diretrizes e modalidades para a aquisição da semente, e que a autorização não inclui a permissão para importação, comercialização, fornecimento ou qualquer outro ato de alienação ou distribuição da substância.

A comissão também deve especificar que o uso recreativo da maconha não pode afetar terceiros, entre eles, menores de idade, ou em locais públicos onde haja quaisquer pessoas sem autorização do uso. Na mesma linha, o tribunal deixa claro que não é permitido conduzir veículos ou operar máquinas sob efeitos da substância.

saiba mais

Cientistas alemães criam embalagem de pipoca que substitui isopor

Universidades federais plantam maconha com aval da Justiça para estudos inéditos no Brasil

 

No final da sessão, o presidente do tribunal, Arturo Zaldívar, destacou que se trata de uma decisão histórica pelas liberdades, pois com ela se consolida o direito ao livre desenvolvimento da personalidade e se confirma, mais uma vez, que o Supremo Tribunal de Justiça da Nação atua com "total independência e autonomia".
Source: Rural

Leave a Reply