Skip to main content

Foi justamente no Paraná, que tem passado por severas restrições hídricas, onde um produtor brasileiro registrou a maior produção de soja por hectare do país na safra 2020/2021, consagrando-se como o grande vencedor da 13ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). 

Ernest Milla (in memorian), da fazenda Fundo Grande, em Pinhão (sul do Estado) registrou 129,16 sacas por hectare nesta temporada. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (17/6).

"Meu pai se dedicou à agricultura por mais de 65 anos de sua vida. Só nesta área em questão foram mais de 50 anos, respeitando a terra, o meio ambiente e utilizando os melhores recursos de forma responsável. Como resultado, tivemos uma produção ecoeficiente, elevando ao máximo os índices produtivos", observa Karl Milla, filha do produtor morto este ano por complicações da Covid-19.

Colheita de soja (Foto: Divulgação/Case)

 

Apesar das dificuldades climáticas enfrentadas desde o ano passado, a produção foi toda realizada em sequeiro – sem uso de irrigação. O consultor responsável por assistir a propriedade, Luiz Gabriel de Moraes, observa que a produção da soja tem se tornado cada vez mais precisa e eficiente, apesar dos obstáculos naturais.

Leia mais notícias sobre Soja

"Com planejamento pensando em sistema produtivo e técnicas apuradas de manejo de solo, conseguimos implementar uma produção de elevado nível, estruturalmente consolidada e sustentável", aponta Moraes.

Na categoria irrigada, o vencedor foi Silvio Langreberto Maluta, da Fazenda Fratelli, de Itapevam, interior de São Paulo, com 121,29 sacas por hectare. A média nacional calculada pela Conab para esta temporada foi de 58,3 sacas de soja por hectare.

saiba mais

Parceria internacional busca startups com soluções sustentáveis para a soja

Aprosoja-MT lança campanha para desburocratizar crédito para construção de armazéns

 
Source: Rural

Leave a Reply