Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (15/6) no site da Revista Globo Rural.

Desmatamento recorde na Amazônia

Área desmatada da floresta amazônica 17/09/2019 (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

Uma área de floresta quase do tamanho do município do Rio de Janeiro foi desmatada na Amazônia Legal apenas em maio de 2021. Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foram detectados 1.125 km² de desmatamento no período, maior saldo da série histórica para o mês dos últimos 10 anos.

Esta é a terceira vez consecutiva que a destruição no bioma bate o recorde em uma década: março e abril também registraram os piores índices desde 2012. As informações são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a Amazônia Legal via satélites.

A área desmatada em maio deste ano foi 70% superior à registrada no mesmo período de 2020, que foi de 660 km².

Maior frota de caminhões a gás do Brasil

Frota da empresa reúne 1/3 de todos os caminhões pesados a gás já vendidos no país (Foto: Divulgação)

Dos 150 caminhões a gás já vendidos no país desde outubro de 2019, quando foi lançado o primeiro modelo da categoria, 50 pertencem a uma única empresa.

Com sede em São Paulo, a TransMaroni fechou em abril deste ano a encomenda de 39 veículos de uma só vez – a maior já registrada no país. A verificação do recorde é simples, já que apenas uma montadora dispõe desta tecnologia atualmente no mercado.

Oportunidade para agtechs sustentáveis

Safra de soja (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

Startups com propostas inovadoras visando a sustentabilidade nas cadeias de suprimento de soja no Brasil podem se candidatar, a partir desta quarta-feira (16/6), ao 2º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado, promovido pelo AgTech Garage em parceria com o Land Innovation Fund.

Os organizadores incentivam a participação de agtechs que contribuam para a pluralidade de ideias e diversidade. Desenvolvido em quatro ciclos, o programa de fomento oferece, a princípio, cerca de R$ 2,2 milhões para apoiar as empresas selecionadas.

Margens da pecuária em 2021

Animais confinados em uma fazenda em Paulínia, interior de São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Os elevados preços da arroba bovina, que estão em torno de 50% maiores que as cotações de 2020, devem garantir lucros aos pecuaristas apesar do avanço dos custos com insumos usados na ração como milho e farelo de soja.

Segundo levantamento da consultoria Athenagro, os custos de produção da pecuária de corte aumentaram de 10% a 20% nos pacotes de tecnologias mais baixas e cerca de 30% nos sistemas mais produtivos.

Touro deixa 10 mil filhos antes de aposentadoria

Líder de vendas da raça Nelore, Truck da Alô Brasil está a poucos dias de sua aposentadoria (Foto: Alta Genetics/Divulgação)

O touro líder de vendas da raça Nelore, Truck da Alô Brasil, está a poucos dias de sua aposentadoria.

Com mais de 344 mil doses de sêmen comercializadas e quase 10 mil filhos avaliados pelo Programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (PMGZ) e cerca de 7,9 mil pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), o animal deve se retirar em definitivo já na próxima semana.

Exportações do agro crescem em maio

Na foto, contêineres prontos para exportação. Volume atingiu um recorde histórico para todos os meses de 16,4 milhões de toneladas em maio (Foto: Divulgação)

A exportação de produtos do agronegócio do Brasil avançou 33,7% em maio ante o mesmo mês do ano passado, para US$ 13,94 bilhões, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (16/6), citando um valor recorde.

O maior impulso foi aumento das cotações das commodities, disse o ministério, apontando avanço de 24,6% no índice de preços, enquanto o crescimento do indicador de quantum foi de 7,3%.

Aprosoja-MT lança Armazém para Todos

Investimento em armazéns é um fator estratégico para a venda. Na foto, armazém com milho em Sorriso (MT) (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

Desburocratizar o crédito rural para incentivar o pequeno e médio produtor a investir em estruturas de armazenagem para milho e soja. Esse é o objetivo da campanha Armazém para Todos, lançada nesta quarta-feira (16/6) pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Fernando Cadore, presidente da entidade, disse que o Estado, maior produtor de grãos do país, tem a maior capacidade estática de armazenagem do país, mas não chega a ter espaço para metade do que produz. Além disso, apenas 30% das estruturas estão nas propriedades rurais. A maioria dos armazéns pertence a tradings e multinacionais.

Resultados animadores em leilão de biodiesel

Biocombustível E85 etanol sendo bombeado em veículo em posto de gasolina em Nevada, no Iowa, Estados Unidos (Foto: Jason Reed/Reuters)

O 80º leilão de biodiesel, para entregas em julho e agosto, negociou 1,1 bilhão de litros, cerca de 50 milhões de litros acima do certame anterior, e ainda registrou queda de 5 centavos de real por litro, afirmou a associação de produtores Abiove nesta quarta-feira (16/6), citando que os resultados mostram que o setor tem condições de ampliar a oferta.

O leilão 80 – assim como o 79 – foi realizado para uma mistura de 10% de biodiesel no diesel, após o governo decidir reduzir temporariamente em três pontos percentuais o "mix" citando preços altos do óleo de soja, matéria-prima que responde por mais de 70% do produção do biocombustível.

Vacine-se e ganhe uma galinha na Ásia

Jeje Jaenudin, de 68 anos, ganha uma galinha após ser vacinado contra a Covid-19, na Indonésia (Foto: REUTERS/Willy Kurniawan)

Galinhas, vacas, férias pagas e até mesmo um apartamento de um milhão de dólares são os prêmios oferecidos na Tailândia, na Indonésia e em Hong Kong para quem for se vacinar contra a Covid-19.

Nas últimas semanas, o número de casos no sudeste da Ásia aumentou, associada a maior circulação de novas variantes transmissíveis do vírus, e as autoridades começaram a oferecer recompensas e sorteios para fomentar a vacinação.
Source: Rural

Leave a Reply