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A semana do Dia dos Namorados faz aumentar a procura por flores, desde os tradicionais buquês de rosas vermelhas a uma infinidade de plantas ornamentais. A diversidade das mercadorias, aliás, vem estimulando este mercado em 2021, além da ampliação das vendas on-line e do delivery.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), os produtores venderam o que tinham cultivado, e as floriculturas estão registrando aumento nas encomendas. A entidade estima que, no geral, o setor deve crescer entre 10% e 15% na data.

“A comparação vem sendo feita sobre os números de dois anos atrás porque a performance em 2020 foi prejudicada pelo início da pandemia da Covid-19”, explica o instituto, que destaca o bom desempenho obtido no Dia das Mães, mês passado.

Floricultura Winge Agrícola, de Porto Alegre, preparou-se para receber os clientes (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o Ibraflor, o Dia dos Namorados representa 8% do faturamento anual do setor, equivalente às vendas referentes ao Dia da Mulher. Esse índice pode, no entanto, começar a se destacar mais, a depender dos resultados em 2021.

Além dos produtos tradicionais, a Cooperativa Veiling Holambra aposta neste ano nas flores e plantas que trazem o formato de coração e tem uma perspectiva bastante positiva para o Dia dos Namorados. De acordo com o CEO da Veiling, Jorge Possato Ferreira, o aumento nos resultados deve ser de 15% em relação ao alcançado em 2019.

Já a Cooperflora prevê que alguns produtos terão menor oferta pela diminuição de áreas de produção ao longo deste último ano de pandemia e pelo clima frio. “As reduções estão estimadas em 10% com relação ao volume ofertado em 2019. No entanto, no cenário de consumo, as expectativas para o Dia dos Namorados são bem positivas, com faturamento semelhante a 2019 e crescimento de 25% sobre 2020” avalia Gustavo Vieira, gerente de varejo da Cooperflora.

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A rosa vermelha é, via de regra, o carro-chefe desta data. Mas, em função do preço desse produto elevado pela alta demanda, outras espécies e variedades têm atraído interesse. Entre elas, orquídeas, petúnias e gérberas. Destacam-se também as suculentas, pois são plantas que reúnem beleza e durabilidade a preços acessíveis, segundo o mercado especializado Ceaflor.

O diretor executivo da Central de Negócios do Produtor, Carlos Godoy, garante que a movimentação para a data está intensa. “Todas as lojas que fornecem acessórios para as floriculturas tiveram uma movimentação similar ao do Dia das Mães. Uma situação que não se via há muitos anos”, compara.

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Na Ceasa Campinas, o aumento de vendas projetado fica entre 20% e 25% em relação a 2020, quando já havia começado a pandemia. As ofertas de produtos ficam a critério de cada permissionário, mas as rosas e orquídeas devem ser as mais procuradas, de acordo com chefe de setor do Mercado Permanente de Flores, Fábio Fainer.

Já Anderson Borges, diretor executivo do Mercadão das Flores, acredita que, com o avanço do plano de vacinação, a população esteja mais propensa a celebrar a data e, portanto, vislumbra um aumento de até 40% sobre as vendas de 2020.

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Source: Rural

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