O cenário de instabilidade na região Sul do país deve se manter ao longo desta terça-feira (8/6). A previsão da Climatempo é de que as chuvas atinjam os três Estados, especialmente o litoral de Santa Catarina e do Paraná, além do Vale do Itajaí, onde pode causar transtornos.
O dia também será marcado por chuvas em parte do Sudeste, Norte e litoral nordestino. Tempo totalmente ensolarado e seco apenas da faixa central do país.
Além do grande volume de chuvas esperado para o Sul, a frente fria que avança sobre o país deve levar precipitações ao sul do Mato Grosso do Sul e algumas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas, na maior parte do Sudeste, o sol deve predominar. Para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a previsão é de bastante sol, calor e ar seco.
saiba mais
Governo autoriza uso excepcional de térmicas por 6 meses diante de crise hídrica
IDR e Simepar lançam serviço alerta contra geada disponível via Whatsapp
Já para a região Norte pode-se esperar períodos de sol intercalados com várias pancadas de chuvas e raios ao longo do dia. As precipitações mais intensas devem ocorrer sobre o Amapá e Roraima. Essa instabilidade se espalha e também ajuda nas condições de umidade do litoral nordestino, onde pode chover fraco ao longo desta terça-feira.
Leia mais notícias sobre Tempo
Quarta-feira
Para os próximos dias, a expectativa é de que o tempo chuvoso de mantenha no Sul do país. Em Santa Catarina, especialmente em Florianópolis, até quarta-feira (9/6) é esperado que chova cerca de três vezes o volume normal de todo o mês de junho.
Esse cenário deve se manter até quinta-feira (10/6), quando a massa de ar polar deve parar de influenciar o clima na região. Mas é também na quinta que uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, podendo causar grande queda de temperatura para o fim de semana.
Mapa meteorológico da Climatempo indica precipitações mais fortes na região Sul, onde há risco de tempestade (Foto: Climatempo)
Source: Rural