Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (28/5) no site da Revista Globo Rural.

Atraso no Plano Safra

Prédio do Congresso Nacional em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Os produtores rurais que dependem das linhas de crédito do Plano Safra deverão ter atraso na liberação dos recursos de custeio, investimento e comercialização da safra 2021/2022.

Ainda sem orçamento definido, o anúncio, que normalmente é feito no início de junho, depende da liberação de crédito suplementar pelo Congresso. Embora agendada para a próxima terça-feira (1/6), a votação depende da deliberação de outras 15 matérias que trancam a pauta do plenário.

Vacina contra Covid para caminhoneiros

Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) diz que os quase 1,3 milhões de caminhoneiros seguem sem projeção de data para receber vacinas (Foto: Reuters/Amanda Perobelli)

Entre os profissionais com carteira assinada, os caminhoneiros são a ocupação com mais desligamentos por morte desde março de 2020, quando começou a pandemia do novo coronavírus.

Com a atualização da última quarta-feira (26/5), o diagnóstico se mantém, e, em abril, 753 caminhoneiros tiveram seus vínculos encerrados por falecimento – mais do que qualquer outra categoria, embora não seja possível associar as mortes diretamente à Covid-19.

No entanto, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos informa que os quase 1,3 milhões de caminhoneiros seguem sem uma projeção de data para receber as vacinas contra a covid-19.

Seca atrapalha produção de milho

Lavoura de milho em desenvolvimento (Foto: REUTERS/Stephane Mahe)

A produção brasileira de milho 2020/21 deve alcançar 95,2 milhões de toneladas, estimou a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira (28/5), ao reduzir sua projeção mensal devido à estiagem que se acentuou ainda mais em maio, prejudicando o desenvolvimento da "safrinha".

Em abril, a colheita total de milho havia sido estimada em 104,14 milhões de toneladas. Com a nova projeção, a consultoria vê queda de 10,85% ante o ciclo anterior.

Agtechs de serviço e tecnologia atraem investidores

Radar Agtech Brasil 2020/2021 apontou 1.574 startups de agronegócio no Brasil (Foto: Getty Images)

As startups do agro mais focadas em tecnologia e serviços ao produtor têm atraído maior interesse de investidores. É o que apontou o Radar Agtech Brasil 2020/2021, estudo feito em parceria entre Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, com apoio do Ministério da Agricultura, que foi lançado nesta sexta-feira (28/5).

O mapeamento detectou que, em 2020, 223 startups receberam 338 tipos de rodada de investimento ou participação de 78 diferentes incubadoras, aceleradoras e investidoras. “Para constar nessa lista, é obrigatório que a agtech seja brasileira, mas não é necessário que o investidor seja”, explicou Murilo Vallota, representante da SP Ventures.

Pecuaristas argentinos em protesto

Gado no mercado de Liniers, em Buenos Aires, capital da Argentina (Foto: Reuters/Agustin Marcarian)

Os pecuaristas argentinos continuarão a não vender gado até quarta-feira (2/6), como um protesto contra a decisão do governo de suspender as exportações, disse um porta-voz da associação de produtores de carne bovina do país, Coninagro, nesta sexta-feira (28/5).

O país sul-americano, um grande produtor de grãos e carne, anunciou a suspensão de 30 dias nas exportações de carne bovina mais cedo neste mês em meio a uma alta inflação de alimentos que assustou o governo antes das principais eleições de meio de mandato no final do ano.

5G e jovens no campo

Ministra Tereza Cristina em entrevista a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que a chegada da interatividade e do 5G pode fazer com que o jovem volte a se interessar pelo trabalho no campo. Para ela, o agricultor conectado traz grandes benefícios não apenas na área da produção, mas também na social.

"[Com a interatividade] ele [o agricultor] vai poder interagir com as áreas urbanas. Tenho muita esperança de que o jovem se interesse em voltar para o campo para trabalhar com seus pais. A nossa população rural está envelhecida e precisamos de mais jovens trabalhando no campo. Com essa ferramenta [o 5G], tenho uma esperança muito grande de trazer esse jovem para o campo novamente", afirmou.

Série de lives sobre sustentabilidade

Montagem com criança em laboratório. Ela tem às mãos um tubo e um balão de ensaio. Ao lado, há um erlenmeyer suspenso em uma haste (Foto: Divulgação/Embrapa)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho — data em que foi realizada a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972 —, a Embrapa preparou uma série de lives especiais para estudantes do ensino médio e professores. Informações são da empresa.

Focados na sustentabilidade da agricultura brasileira, os eventos on-line serão transmitidos entre 1º e 7 de junho, na  Semana Nacional do Meio Ambiente, no canal da estatal no YouTube. Para participar, não é necessário fazer inscrição.

Maior risco de incêndios em 2021

Especialistas afirmam que período chuvoso foi "ruim", o que eleva risco de novos incêndios na Amazônia (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

O clima seco neste ano aumenta o risco de incêndios graves na floresta amazônica e no Pantanal, disseram cientistas, alertando que a seca pode impulsionar a destruição de biomas essenciais para conter as mudanças climáticas.

No ano passado, o clima seco teve influência no registro recorde de incêndios no Pantanal, enquanto a Amazônia sofreu a pior onda de incêndios desde 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Registro de propriedade em fronteiras

O projeto amplia de quatro para dez anos o prazo para que os proprietários requeiram a certificação do georreferenciamento e a atualização da inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)

O Senado aprovou a ampliação do prazo para que donos de títulos de grandes propriedades de terras em faixa de fronteira possam reunir a documentação para o registro do bem nos cartórios de imóveis. O texto vai à sanção presidencial.

Para as grandes propriedades, com mais de 15 módulos fiscais, o projeto amplia de quatro para dez anos o prazo para que os proprietários requeiram a certificação do georreferenciamento e a atualização da inscrição do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural. Um “módulo fiscal” é uma unidade de medida que varia de acordo com o município.
Source: Rural

Leave a Reply