Skip to main content

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu o primeiro alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro, na região da Bacia do Paraná, que abrange os Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Segundo o Ministério da Agricultura, estudos realizados pelo SNM de acompanhamento meteorológico para o Setor Elétrico Brasileiro alertam que as perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam menor volume de chuvas na da região central do país entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca).

Análise afirma que déficit de chuva predomina na região entre outubro de 2019 e abril de 2021 (Foto: Mapa/Divulgação)

 

"A previsão climática elaborada conjuntamente pelo Inpe, Inmet e Funceme indica para o período junho-julho-agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da Bacia do Rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática", disse o ministério em uma nota conjunta com institutos que integram o sistema.

A pasta informou, ainda, que a análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 para a Bacia do Rio Paraná indica que, com exceção de alguns meses (dezembro/2019, agosto/2020 e janeiro/2021), durante a maior parte do período houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro deste ano.

saiba mais

Falta de chuvas deve provocar mais inflação sobre alimentos

Chuvas devem retornar no fim de maio e ajudar lavouras tardias de milho no Brasil

 

 

Criado em maio, o SNM é coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com a participação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

As instituições federais atuam de forma conjunta para aprimorar o monitoramento e a elaboração de previsões de eventos meteorológicos extremos, pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor.

Leia mais notícias sobre Tempo
Source: Rural

Leave a Reply