Skip to main content

O Estado do Paraná exportou 4,4 milhões de toneladas do complexo soja no primeiro quadrimestre do ano, informou a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, em nota, com base em levantamento feito pelo Departamento de Economia Rural (Deral) a partir de dados do Agrostat, do governo federal. Este volume representou queda de 27,42% em relação a igual período de 2020.

Soja no Porto de Paranaguá (Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

Apesar do menor volume, o produto paranaense foi mais bem remunerado, observa a pasta, com acréscimo de 21,36% no valor da tonelada em relação a igual período de 2020. Assim, o preço médio entre janeiro e abril deste ano alcançou US$ 423,88 por tonelada e o faturamento total com embarques externos, US$ 1,86 bilhão.

Leia mais notícias sobre Soja no site da Globo Rural

A secretaria explica que, entre outros fatores que contribuíram para um volume menor de exportação de soja paranaense, "está a redução na produção em comparação com a safra anterior". Além disso, "é preciso levar em conta os aspectos climáticos, que foram determinantes". O Estado do Paraná teve estiagem na época de semeadura, o que levou a um atraso no plantio em algumas regiões importantes, o que também atrasou a colheita.

saiba mais

Colheita de soja chega a 85,4% e a de milho alcança 27,6% na Argentina

Abiove eleva previsões de safra e exportação de soja e óleo do Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply