Skip to main content

Pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, e da startup InsectSense afirmam ter treinado abelhas para detectar o coronavírus. A técnica, segundo eles, pode resultar na criação de um teste rápido e barato para detectar Covid-19.

Em comunicado em seu site, a startup afirma que as abelhas sinalizam a presença do SARS-CoV-2 estendendo a língua. Isso foi possível porque, cada vez que os insetos eram expostos ao cheiro de uma amostra infectada, recebiam como recompensa uma solução de água com açúcar.

Experimento envolveu mais de 150 abelhas no laboratório bioveterinário de universidade holandesa (Foto: Pierre Guezingar/CCommons)

 

Segundo os cientistas, o processo foi repetido várias vezes até as abelhas associaram a recompensa do açúcar ao aroma como estímulo.

"Com esse condicionamento repetido, logo as abelhas começaram a estender suas línguas apenas para o cheiro, sem nenhuma recompensa oferecida como acompanhamento", afirmam os pesquisadores, ressaltando que uma abelha treinada pode detectar uma amostra infectada em poucos segundos.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia no site da Globo Rural

O experimento envolveu mais de 150 abelhas no laboratório bioveterinário da universidade holandesa. As amostras usadas nos primeiros experimentos foram coletadas de visons saudáveis ​​e infectados com Covid-19.

saiba mais

Primeira abelha “influencer” do mundo morre por causa de pesticida

Pesquisa identifica abelha brasileira sem ferrão que produz mel branco

 

O próximo passo, de acordo com a startups, é aumentar a escala da pesquisa. A InsectSense, inclusive, disse que ter desenvolvido o protótipo de uma máquina que pode treinar automaticamente várias abelhas simultaneamente e um biossensor que apura o comportamento das abelhas para traçar o diagnóstico.

Além dessa tecnologia, a empresa também diz esta trabalhando com cientistas em um biochip que envolve o uso de genes de insetos e pode ser aplicado para detecção precisa de substâncias voláteis. Com ela, seria possível fazer o teste de forma rápida, precisa e não invasiva, ajudando a reconhecer a gravidade de outras doenças.

saiba mais

Curso on-line gratuito ensina a criar abelhas sem ferrão em casa e até no apartamento

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda de Goiás

 
Source: Rural

Leave a Reply