Skip to main content

Vacinação contra a aftosa deve ser feita em 21 estados (Foto: Wenderson Araujo/Sistema CNA/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) espera que cerca de 170 milhões de bovinos e bubalinos sejam vacinados na primeira etapa da campanha de imunização contra a febre aftosa, que começa neste sábado, dia 1º de maio. De acordo com a pasta, devem ser imunizados animais de todas as idades, na maior parte dos estados brasileiros, de acordo com o calendário nacional.

Ao todo, 21 estados estão incluídos nesta fase da campanha. Em Mato Grosso e no Amazonas, a participação está restrita apenas aos municípios que ainda não suspenderam a vacinação. Já no Espírito Santo, as doses devem ser aplicadas nos animais com até 24 meses de idade.

saiba mais

Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Brasil começará em 1º de maio

Vacinação contra aftosa em 2020 atingiu 98,3% do rebanho nacional

 

No comunicado, o Ministério da Agricultura ressalta que as vacinas devem ser mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus Celcius, desde a aquisição até o momento da aplicação. E que devem ser usadas agulhas novas para a aplicação na tábua do pescoço de cada animal, de preferência nas horas mais frescas do dia.

Depois de vacinar o rebanho, o pecuarista deve comunicar o órgão de defesa sanitária animal do seu estado. A declaração pode ser feita via internet. Onde não for possível, a comunicação pode ser presencial.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforça que devem ser adotadas medidas de cuidado com a Covid-19 para a garantia da manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE)”, diz a pasta.
Source: Rural

Leave a Reply