Skip to main content

Lavouras de soja e milho em Cruz Alta, RS (Foto: REUTERS/Inaê Riveras)

 

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu nesta quinta-feira a criação de uma "Opep da soja" com o objetivo de controlar o preço da commodity nos moldes do que faz a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), ao se queixar novamente de que haveria interesses econômicos internacionais de prejudicar o Brasil em sua produção agrícola.

Bolsonaro disse, em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais, que países europeus que criticam a política ambiental brasileira e ameaçam boicotar produtos brasileiros não conseguiriam comprar soja de outros países.

saiba mais

Exportação brasileira de soja supera 14,6 milhões de toneladas e deve bater recorde em abril

 

 

 

"Se não importarem soja mais nossa, o preço da soja de outros países vai lá para cima. Fica quase impossível esse país sobreviver com o preço da soja tão alto. Quem sabe até, seria bom criarmos a Opep da soja um dia, quem sabe, tenha clima para fazer a Opep da soja no Brasil?", questionou.

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do planeta e a referência à Opep estaria relacionada com a possibilidade de influenciar na formação do preço do insumo, assim como fazem grandes países produtores de petróleo associados à Opep.

O presidente defendeu novamente que a matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo e que o Brasil é um dos países que menos faz emissões de gás carbônico. Segundo ele, mesmo assim, o Brasil é um dos mais patrulhados do mundo, e que por trás disso estariam interesses econômicos.

saiba mais

IGC eleva projeção da safra global de grãos 2020/21 para 2,226 bilhões de toneladas

Preço dos principais produtos agropecuários sobe no primeiro trimestre

 
Source: Rural

Leave a Reply