Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Depois de acumular queda de 10,7% no primeiro trimestre do ano, o preço do leite captado em março e pago aos produtores em abril subiu 2,3% na “Média Brasil” líquida, chegando a R$ 1,9837 pelo litro.

O valor é recorde para um mês de abril e supera em 28,4% o registrado no mesmo período de 2020, aponta levantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

saiba mais

Preço do leite no campo deve reagir em abril após queda de 10,7% no 1º trimestre

 

Segundo os pesquisadores, a inversão na tendência do preço se deve a um cenário de oferta limitada de leite no campo. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) caiu 3,7% de fevereiro para março e já acumula queda de 8,8% desde o início deste ano.

O Cepea aponta, ainda, que o avanço da entressafra a partir de março tem sido agravado por conta da alta valorização dos grãos, que afetam os custos de produção. A perda na margem do produtor nos últimos meses tem, conforme o centro, freado investimentos na atividade, prejudicado o manejo alimentar dos animais e estimulado o abate de vacas. 

saiba mais

Agricultura regenerativa é aposta da pecuária de leite para produzir mais sustentável

 

O levantamento ainda destaca que, com a oferta de leite limitada, a competição das indústrias pela compra de matéria-prima se acirrou em março. As negociações do leite spot se elevaram nas duas quinzenas, e a média mensal superou em 10,4% a de fevereiro.

O resultado disso é alta nos preços ao consumidor. De acordo com o Cepea, os preços médios mensais do leite UHT e do leite em pó negociados junto ao atacado de São Paulo subiram 7,5% e 7,6%, respectivamente, de fevereiro para março.

No caso do queijo muçarela, o movimento de valorização se intensificou a partir da segunda quinzena do mês, de modo que, na média mensal, a tendência de alta não foi observada, e o preço do lácteo caiu 5% na mesma comparação.

saiba mais

Projeto incentiva compra de leite para merenda escolar em laticínios locais

 

 

"O setor lácteo atravessa um momento delicado: de um lado, os custos de produção elevam o preço do leite no campo e as indústrias precisam manter preços atrativos aos seus fornecedores. De outro, a grande pressão dos canais de distribuição dificulta o repasse da valorização da matéria-prima ao consumidor, que, por sua vez, está com menor poder de compra, diante do atual contexto econômico", analisa o Cepea.

Diante dessa situação, segundo os pesquisadores, a tendência de retomada dos preços do leite no campo deverá ocorrer "de forma comedida, sendo possivelmente freado pela demanda fragilizada".
Source: Rural

Leave a Reply