Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (27/4) no site da Revista Globo Rural.

Pagamento por serviços ambientais

(Foto: Marcelo Metzger)

Empresas e representantes do setor público debateram nesta terça-feira (27/04) a importância da conservação da biodiversidade sob responsabilidade do setor empresarial. O evento serviu para sinalizar uma robustez no compromisso do Brasil, tendo em vista a próxima conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, entre os dias 11 e 24 de outubro, em Kunming, na China.

Elaborado pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU, o Marco Global da Biodiversidade tinha prazo para 2020 e não conseguiu atingir as metas previstas, segundo Braulio Dias, ex-secretário executivo da CDB e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB).

Governo e biodiesel

(Foto: REUTERS/Jamil Bittar)

A redução da mistura obrigatória de biodiesel no diesel poderia resultar em mais exportação de óleo de soja e do grão pelo Brasil, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, em entrevista à Reuters.

Por isso, ressaltou ele, a indústria precisa saber se a decisão de mudar o "blend" valerá apenas para o último leilão, quando passou de 13% para 10% para abastecer o mercado em maio e junho, ou se também para os seguintes neste ano.

Ferrogrão

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta terça-feira (27/4) que o leilão da ferrovia Ferrogrão deve ocorrer no segundo semestre e que os entraves legais que estão impedindo o projeto serão superados.

A ferrovia, um projeto bilionário de construção entre o Mato Grosso e o Pará, teve projeto enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em meados do ano passado e, segundo Freitas, agora o empreendimento está em fase de certificação de critérios ambientais por parte de consultoria internacional.

Fertilizante no app

(Foto: Thinkstock)

Misto de agtech e fintech, a startup LeveAgro lançou uma plataforma de comercialização de fertilizantes em tempo real. Segundo a assessoria, o produtor pode fazer on-line a cotação do produto, assinar o contrato e fechar a compra com um prazo de até 180 dias para pagamento. O objetivo é alcançar 5 mil clientes em um ano.

O CEO da startup, Eduardo Nunes, conta que a ideia da plataforma surgiu no ano passado, quando a digitalização foi acelerada pela pandemia e a equipe identificou a dificuldade dos pequenos e médios produtores para comprar insumos com bons preços.

Fronteira Brasil-Argentina

(Foto: Acervo/Ed. Globo)

 

O tráfego de caminhões em Uruguaiana (RS), na fronteira entre Brasil-Argentina, continua lento, mas deve se normalizar até o final da tarde desta terça-feira (27/4), segundo o auditor-fiscal da Receita Federal Claudio Montana e o presidente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Francisco Cardoso.

O fluxo começou a melhorar na segunda-feira (26/4), após acordo entre caminhoneiros autônomos, prefeitura e Receita Federal para suspender o bloqueio na fronteira, iniciado após o governo argentino exigir testes RT-PCR negativo contra Covid-19 com antecedência de 72 horas para motoristas internacionais ingressarem no país.

Trigo na pandemia

(Foto: Thinkstock)

A moagem de trigo no Brasil aumentou 1% em volume no ano passado, apontou levantamento divulgado nesta terça-feira (27/4) pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

A pesquisa indicou que foram moídas 12.700.065 toneladas de trigo, que corresponderam a 9,5 milhões de toneladas de farinha de trigo nas 156 unidades industriais que operam no Brasil. Elas se concentram, em sua maioria, na região Sul (65% do total de plantas).

Produção mais cara

(Foto: Divulgação/SLC Agrícola)

Os custos de produção de soja transgênica em Mato Grosso subiram em março, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O custo operacional efetivo (COE) foi de R$ 3.717,35 pela saca, aumento de 2,02% ante o mês anterior. "Para que o produtor consiga cobrir suas despesas, é preciso comercializar 61,26 sacas neste mês", disse o Imea.

Agricultura familiar

Lavoura de agricultura familiar (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Um decreto editado nesta segunda-feira (26) pelo presidente da República deve contribuir para o aumento da participação de agricultores familiares em políticas públicas direcionadas a empreendimentos familiares rurais.

A norma altera o Decreto nº 9.064, de 31 de maio de 2017, que dispõe sobre unidades familiares de produção agrária e altera os conceitos de empreendimento familiar rural, cooperativa singular da agricultura familiar, cooperativa central da agricultura familiar e associação da agricultura familiar.

Vacina contra covid-19

vacina-covid-butantan (Foto: Léo Ramos Chaves/Instituto Butantan)

 

O Senado aprovou, nesta terça-feira (27/4), um projeto que permite a utilização de plantas industriais de medicamentos veterinários na produção de vacinas contra Covid-19. O texto, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT) recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário e agora será remetido à Câmara dos Deputados.

Em seu parecer, o relator, senador Izalci Lucas (PSDB-DF) recomendou a aprovação do projeto, além de se posicionar a favor de quase todas as emendas apresentadas pelos senadores.
Source: Rural

Leave a Reply