Skip to main content

(Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Um fungo considerado de alto poder destrutivo vem atingindo plantações de banana no Peru e colocando em alerta o Equador, maior exportador mundial da fruta. O Fusarium TR4 não tem tratamento e pode causar até perda total nas plantações, destaca reportagem publicada pela agência Bloomberg. Diante da situação, o Ministro da Agricultura equatoriano, Xavier Lazo, afirmou ter “reforçado praticamente tudo” a fim de impedir o avanço da doença na fronteira sul do país, divisa com o território peruano.

saiba mais

Aumento da oferta e redução no consumo pressiona os preços da banana no Brasil

 

A reportagem informa que menos de 300 quilômetros separam as plantações equatorianas da região ao norte do Peru onde a doença foi detectada oficialmente, no dia 12 de abril. O governo o Equadro vem monitorando a propagação do fungo ao mesmo desde 2019, quando ele foi detectato também em plantalções na Colômbia.

O próprio ministro Lazo é um produtor de bananas, ressalta a Bloomberg. De acordo com a agência, ele tem supervisionado algumas medidas ao longo da fronteira, como a instalação de estações de desinfecção de contêineres nas estradas e treinamento de funcionários. Além de estar frequentemente em contato com o Ministro da Agricultura peruano, Federico Tenorio, para coordenar esforços.

Nas regiões onde circula a maior parte do comércio com o Peru, o governo equatoriano também instalou microscópios conectados à internet para identificar rapidamente as ameaças. Estão sendo oferecidos ainda, testes de laboratório gratuitos e treinamentos de procedimentos sanitários, tudo para impedir a propagação da doença. Embora as autoridades também estejam se preparando para conter eventuais surtos domésticos.

saiba mais

No Ceará, paulistano se tornou maior exportador de banana do Brasil para Europa

 

Para dar uma ideia da importância do alerta, a reportagem da Bloomberg destaca que a banana se tornou um produto ainda mais representativo da economia equatoriana, em um cenário econômico negativo. Mesmo com uma retração de 7,8% na economia do país no ano passado, as vendas externas de bananas aumentaram 5,8%, chegando a 7,3 milhões de toneladas. A receita foi de US$ 3,7 bilhões, segundo Lazo.

Não é a primeira vez que o Fusarium TR4 traz preocupação ao Equador. Em 1950, um surto na América Latina praticamente varreu da região a variedade Gros Michel, destaca a agência. E uma nova disseminação do fundo coloca em risco também a variedade sucessora, chamada de Cavendish. E, segundo o ministro equatoriano, achar uma variedade que mantivesse o sabor e a vida útil seria extremamente difícil.

saiba mais

Queda no consumo e aumento da oferta reduzem preço de frutas e hortaliças no Brasil

Procura cresce e Brasil fatura mais de R$ 1 bilhão com exportações de manga

 
Source: Rural

Leave a Reply