Skip to main content

Mapa meteorológico (Foto: Reprodução)

 

Áreas de nebulosidade começam a se formar nesta sexta-feira (23/4) na região do Cone Sul, segundo as imagens de satélite da Climatempo. Essa formação pode partir das divisas com Paraguai e Argentina em direção ao interior do Brasil, levando nos próximos dias chuvas em especial ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul. Apesar dessa nova área de instabilidade, o tempo deve seguir firme nesta sexta-feira (23/4) em quase todo o Centro-Sul do Brasil.

Deve chover na faixa setentrional do Mato Grosso e nas regiões Norte e Nordeste em função da influência de um corredor de umidade associado a um sistema meteorológico no Oceano Atlântico. Tocantins, Maranhão e Piauí devem receber precipitações acima dos 20 milímetros, segundo o agrometeorologista João Castro, da ClimaTempo.

saiba mais

VÍDEO: Previsão é de tempo seco nesta quinta em toda a região central do Brasil

VÍDEO: Áreas de instabilidade avançam e trazem frente fria ao Sul a partir desta sexta

 

 

Já para o sábado (24/4), a frente fria estacionada no Cone Sul ganha força e começam a atingir as fronteiras com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Mas são chuvas muito fracas ainda. Espera-se um céu mais nublado, mas o acumulado dessas precipitações não devem chegar a dez milímetros”, adianta Castro.

saiba mais

Mudança no clima: vamos liderar ou seremos perseguidos?

Clima para o plantio do milho safrinha melhorou, avalia Rural Clima

 

O corredor de umidade pode, no entanto, mudar a distribuição das chuvas em Mato Grosso, onde se concentravam apenas no norte. “Começa a descer um pouco, por conta dessa umidade da Amazônia, que se conecta a esse sistema que vem do Sul”, detalha o especialista.

No Nordeste, a temporada de chuva começa a enfraquecer. No sábado, a chuva fica mais concentrada na faixa central da Bahia. No Ceará já não deverá chover, de acordo com o serviço meteorológico.

Confira a previsão completa

Source: Rural

Leave a Reply