Skip to main content

(Foto: Agrium/Divulgação)

 

As importações de fertilizantes pelo Brasil deverão aumentar 7,5% em 2021, enquanto as vendas no país crescerão 4,5% na esteira de uma disparada da renda agrícola, apontou a consultoria MacroSector.

O Brasil, que importa a maior parte de seu consumo de fertilizantes, fechará o ano de 2021 com compras no exterior de 35,3 milhões de toneladas, versus 32,85 milhões de toneladas estimadas para 2020, disse a consultoria em relatório.

saiba mais

Governo quer plano para aumentar produção nacional de fertilizante

 

A produção de fertilizantes no Brasil, por sua vez, terá queda para 6,1 milhões de toneladas, versus 6,4 milhões em 2020, previu MacroSector. Já as vendas internas crescerão para um recorde de 41,65 milhões de toneladas, ante estimados 39,86 milhões no ano passado.

A expectativa da consultoria ficou um pouco abaixo da projeção de outra empresa de análises, a StoneX, que apontou na semana passada aumento para 42,3 milhões de toneladas nas entregas no país, citando uma antecipação nos negócios e fortes importações.

saiba mais

Entrega de fertilizantes deve aumentar 6% neste ano, avalia StoneX

 

O crescimento no uso de fertilizantes no Brasil está associado ao bom desempenho do setor agrícola, cuja receita foi estimada para crescer a cerca de R$ 719 bilhões em 2021, aumento de mais de R$ 200 bilhões ante 2020, com um crescimento impulsionado pela safra de soja, além de preços melhores, apontou a MacroSector.

No caso do milho, apesar de uma produção praticamente estável, a receita deve subir para 134,8 bilhões de reais, versus 89,6 bilhões no ano passado, estimou a consultoria.
Source: Rural

Leave a Reply