Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Maior produtor de carne bovina do país, o Mato Grosso registrou queda de 1,2% no volume mensal de abate em março, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (19/4) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

De acordo com o levantamento, 346,36 mil animais foram abatidos no Estado no último mês, levando a um índice de ociosidade da indústria superior a 60% devido à oferta restrita de animais prontos para abate.

saiba mais

Ociosidade atinge 45% e já causa o fechamento de frigoríficos no Brasil

Descontrole da Covid-19 preocupa frigoríficos em meio à alta no preço das carnes

 

“Esse resultado demonstra que, se este cenário de retenção mais intensa das fêmeas se perdurar, a tendência no médio prazo é de que a oferta de animais de reposição seja elevada. Já no curto prazo, essa oferta escassa de animais aptos para o abate vem influenciando e ditando o mercado físico do boi gordo”, observa o instituto no boletim, onde aponta aumento da ociosidade também na indústria de aves e suínos.

No caso dos frigoríficos de suínos, a utilização da capacidade instalada caiu de 81,81% em fevereiro para 74,01% em março, enquanto em aves essa queda foi de 61,81% para 59,63%.

O Imea explica que o menor desempenho produtivo esteve relacionado aos elevados estoques da indústria nesses segmentos. Com isso, a arroba bovina registrou alta de 0,86% no Estado, cotada a R$ 305,55, enquanto o quilo do suíno vivo foi cotado a R$ 5,12/kg, acréscimo de 10,35% na mesma comparação.

saiba mais

Pecuaristas assumem abate para evitar baixa bonificação de frigoríficos

Alta no preço do boi chega ao limite do que o consumidor pode pagar, dizem analistas

 
Source: Rural

Leave a Reply