Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (1/4) no site da Revista Globo Rural.

Recorde para soja

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

A produção brasileira de soja deve alcançar o recorde de 135,47 milhões de toneladas na safra 2020/21, estimou a consultoria Datagro nesta quinta-feira (1/4), apesar de um leve ajuste negativo ante os 135,68 milhões projetados anteriormente. Em caso de confirmação, esse volume seria 6% superior à temporada passada, conforme dados da consultoria.

Exportação de soja

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Os embarques de soja do Brasil, maior produtor e exportador global da commodity, atingiram 13,5 milhões de toneladas em março, um recorde para o mês.

O resultado supera a máxima histórica de 10,85 milhões registrada no mesmo período de 2020, mostraram dados do governo federal nesta quinta-feira (1/4).

Déficit de açúcar

(Foto: Ajay Verma/Reuters)

A temporada global 2020/2021 de açúcar, que vai de outubro a setembro, deve terminar com déficit de 3,2 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria StoneX. Trata-se de um aumento ante a safra 2019/20, quando o déficit foi de 2,5 milhões de toneladas, mas queda de 100 mil toneladas na comparação com a estimativa anterior, publicada em janeiro.

"Ainda que a demanda tenda a continuar firme, o avanço na produção em alguns players nos fez reduzir para 3,2 milhões de toneladas as expectativas em relação ao déficit global de açúcar", informa a consultoria em nota.

Expectativa para safra de café

(Foto: Jorge Cabrera/Reuters)

A Cooabriel, maior cooperativa de produtores de café conilon do Brasil, já recebeu os primeiros lotes da colheita de 2021, à medida que os trabalhos de uma safra que promete ser maior já começaram, trazendo perspectivas de um aumento de cerca de 20% no recebimento dos grãos da organização ante 2020.

A expectativa é receber 1,8 milhão de sacas de 60 kg em 2021, ante 1,495 milhão de sacas em 2020, quando uma safra menor reduziu o volume recebido ante 2019 (1,670 milhão de sacas), disse o gerente corporativo comercial da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, em entrevista à Reuters por teleconferência.

Expozebu virtual

(Foto: Fernando Martinho)

Seis horas diárias de programação ao vivo, por meio da recém-criada ABCZ TV, e os lançamentos de um programa de valorização da carne e do Integra Zebu, que visa recuperar as pastagens degradadas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Essas foram as novidades anunciadas para a Expozebu virtual, que será de 1 a 8 de maio, durante coletiva, nesta quinta-feira (1/4), da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Na quarta-feira (31/3), a organização havia anunciado o cancelamento do formato semipresencial da feira, a mais importante da pecuária zebuína, que está em sua 86ª edição.

Pandemia afeta páscoa

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com a pandemia de covid-19 forçando estados e municípios a adotarem medidas que limitam a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos, comerciantes buscam formas de aproveitar a Semana Santa para incrementar as vendas e faturar.

Na tradição católica, a semana em que se celebra a Sexta-Feira Santa e a Páscoa exalta a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em tempos normais, a data impulsiona não só as vendas do comércio – principalmente de pescados e de chocolates -, como também o turismo doméstico, já que a sexta-feira (2/4) é feriado.

Regularização fundiária na Amazônia

(Foto: Cristiano Martins / Arquivo / Ag. Pará )

Na Amazônia, 28,5% da área é pública, sem destinação e não tem dados abertos à sociedade civil. Regiões que, se não começarem a ser destinadas de forma correta e terem um dono para chamar de seu, correm o risco de ser vendidas, aponta um trabalho feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O estudo feito pela instituição concluiu que essas áreas na Amazônia são, de certa forma, "invisíveis" para governos dos Estados. Com base nessa conclusão, o Imazon avalia que legislações estaduais claras, sinergia entre órgãos fundiários e ambientais e dados transparentes são medidas necessárias para que a regularização no bioma seja resolvida.

 

Mercado de máquinas agrícolas

(Foto: Editora Globo/ Valter Silva)

As exportações de máquinas para a agricultura subiram 66,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020. Os dados foram apresentados na terça-feira (31/3) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Na mesma comparação, as importações caíram 14,3%.

O presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão estima que o neste ano, a expectativa é de que o segmento cresça, pelo menos, no mesmo nível do ano passado, quando avançou 18%, mesmo com a pandemia.

Vinho com cannabis

(Foto: Burdi W/Divulgação)

Uma vínicola de Bordeaux, no sul da França, lançou um vinho que tem em sua composição o canabidiol, molécula relaxante encontrada na cannabis, a planta da maconha.

Segundo o site World Today News, o projeto foi batizado de Burdi W. A garrafa sai por 34 euros (cerca de R$ 225) e 10,5 mil unidades já foram vendidas, a maioria para fora da França.
Source: Rural

Leave a Reply