Skip to main content

(Foto: Editora Globo/ Valter Silva)

 

As exportações de máquinas para a agricultura subiram 66,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (31/3) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Na mesma comparação, as importações caíram 14,3%.

O presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão estima que o neste ano, a expectativa é de que o segmento cresça, pelo menos, no mesmo nível do ano passado, quando avançou 18%, mesmo com a pandemia.

saiba mais

Falta de peças e componentes atrasa produção de máquinas agrícolas no Brasil

Nova plataforma permite registro gratuito de máquinas e tratores agrícolas

 

“No ano passado, crescemos 18% baseado no preço das commodities, que subiu nos Estados Unidos, onde a soja subiu cerca de 70%, mais a desvalorização cambial. Não só da soja e do milho, mas as culturas de exportação de uma forma geral, como café, algodão, algodão, suco de laranja. Então, o produtor teve uma rentabilidade muito grande e uma boa safra. Esses fundamentos que tivemos em 2020, vamos ter em 2021”, afirmou Estevão.

Segundo ele, ainda não é possível prever o cenário de 2022, mas a tendência é de um ritmo menor de expansão, pela incerteza do preço das commodities agrícolas no próximo ano.

Contexto geral

No geral, a indústria de máquinas e equipamentos registoru uma receita 6,3% maior em fevereiro na comparação com janeiro e 18% superior em relação a fevereiro de 2020. Com isso, o primeiro bimestre do ano encerrou com um crescimento de 27,4%.

O mercado doméstico ainda ficou como responsável pela melhora no desempenho de alguns setores fabricantes de máquinas e equipamentos. As exportações sentiram fortemente a redução do comércio global em razão da pandemia em 2020.

A queda mais forte em fevereiro nas vendas externas (-20,3%) anulou a recuperação observada nos últimos dois meses. O resultado é o recuo de 24,3% no acumulado dos últimos doze meses em relação ao mesmo período.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, o setor acumula uma alta de 9,3% na receita líquida total de vendas. A expectativa da Abimaq é de que a atividade do setor mantenha sua trajetória de recuperação.
Source: Rural

Leave a Reply