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(Foto: Pikrepo)

 

Representantes do agronegócio, em especial da pecuária, reagiram com críticas a uma campanha da Heineken, uma das mais conhecidas marcas de cerveja do mundo, aderindo ao Dia Mundial sem carne, no último sábado (20/3). A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) sugeriu a adesão a uma campanha de reação chamada de "Churrasco sem Heineken".

“Com esta campanha, a empresa demonstra total desrespeito e desconsideração à pecuária brasileira que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo, diz a nota da ACNMT. No comunicado, a Associação lembra ainda que o setor foi um dos que cresceu em 2020, em meio à pandemia de Covid-19.

“A Associação Nelore Mato Grosso adere à sugestão da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac) e propõe aos nossos associados, parceiros, pecuaristas e amigos a adesão ao "Churrasco sem Heineken"”, acrescenta a nota da ACNMT. A Febrac também divulgou nota de repúdio.

A polêmica começou depois de uma postagem da Heineken em redes sociais. Em alusão ao Dia Mundial sem Carne, a postagem sugeria “comer e beber mais verde”. “Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais é a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, dizia a postagem da empresa.

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Analista de mercado de pecuária, Maurício Palma Nogueira, sócio diretor da Athenagro, manifestou-se em redes sociais, em uma postagem com dados que, em sua avaliação, atestam a sustentabilidade da pecuária brasileira. Em crítica à comunicação da empresa, ele disse que a cervejaria “embarcou no discurso falacioso”.

“Na ânsia de mostrarem resultados com as postagens, justificando seus contratos, embarcam em mentiras, que se apoiam em bandeiras autointituladas justas, sustentáveis ou conscientes”, disse ele. “É possível substituir a cerveja em um churrasco. E a carne?”, questionou o consultor.

Depois da repercussão negativa, em uma nova postagem, a empresa recuou. “Para não restarem dúvidas, além de água, malte e lúpulo, sabe qual nosso ingrediente secreto? O respeito por todos os gostos”, postou. Na imagem, a cerveja em primeiro plano acompanhada por uma fatia de carne e um prato de salada, o que não impediu um anova rodada de críticas em perfis da empresa nas redes sociais.
Source: Rural

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