Skip to main content

Cães de rua têm seu bem-estar garantido por lei na Turquia (Foto: Divulgação/Stray)

 

Pelas ruas da maior cidade da Turquia, onde vivem mais de 15 milhões de pessoas, três cães circulam sem medo de esbarrar com a carrocinha. Zeytin gosta de vadiar pelo cenário noturno de Istambul, Nazar faz amizade com estranhos sem qualquer dificuldade, e Kartal mora em um canteiro de obra. Ainda em seu trailer, o novo documentário "Stray" (2020) explica que uma legislação criminaliza no país árabe a execução ou captura de animais sem dono — mais de 100 mil têm as ruas da capital turca como lar.

Mas o ponto de vista que o espectador terá nessa jornada é o dos próprios animais. A partir da perambulação sem rumo, o documentário retrata a vida cotidiana de Istambul pela perspectiva de três cães vira-latas que circulam em busca de comida. O vagar dos animais os leva a lugares como o Bósforo ou a se deparar com acontecimentos como uma marcha pelos direitos das mulheres.

saiba mais

Cão de 2,1 metros, que ainda está crescendo, deve ganhar título de "maior do mundo"

4 raças de cães ideais para o pastoreio ou companhia

 

Nascida em Hong Kong, a diretora do longa metragem, Elizabeth Lo, disse à agência de notícias Reuters que ficou fascinada ao saber da lei turca 5199 sancionada em 2014 que protege animais vira-latas da crueldade e exige que sejam bem tratados. A legislação ainda determinou que todos os canis fossem reformados em abrigos para animais.

"Lembro quando eu fui a Istambul e vi a maneira como os cães estavam vivendo, pareceu que eles eram cuidados comunalmente e que podiam ter amizades transitórias com todas as pessoas ao seu redor, fiquei realmente maravilhada com aquilo", contou Lo.

"Quis documentar isso para o resto do mundo ver, meio que para pedir para reavaliarmos nossos relacionamentos com outras espécies, e em particular os cães", afirma a diretora. Outra inspiração para ela foi a dor da perda de seu animal de estimação da infância.

saiba mais

Maggi discute comércio de carne bovina e gado vivo na Turquia

Veterinário lança obra inédita que compila 264 leis de bem-estar animal no Brasil

 

Lo encontrou Zeytin, a estrela do filme, em um túnel, onde a viu correndo atrás de um grupo de jovens refugiados sírios, que também tem destaque no filme. De acordo com dados da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), a Turquia acolhe, no momento, 3,6 milhões de refugiados. Os sírios somam 3,5 milhões.

“A fotografia humanitária de Lo nos ajuda a nos sensibilizarmos com a vida daqueles que, com frequência, passam despercebidos, sejam quadrúpedes ou bípedes, a andar pelas ruas de Istambul”, sublinha Kimber Myers, em crítica para o Los Angeles Times.

Bem recebido pela crítica especializada, com 96% de resenhas favoráveis no site Rotten Tomatoes e na seleção do jornal americano New York Times, o documentário não está disponível em plataformas de streaming no Brasil, mas pode ser alugado na Amazon ou na Apple TV.
Source: Rural

Leave a Reply