Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (22/3) no site da revista Globo Rural.

Saneamento rural

 

(Foto: Arquivo Agência Brasil)

 

Problema grave nas áreas urbanas, onde cerca de 58% da população possui acesso a saneamento básico, o tratamento de esgoto é serviço público oferecido a menos de 30% da população rural, segundo números levantados pelo IBGE, em 2015 – último dado disponível.

A falta de informações atualizadas e de soluções revela também, de acordo com especialistas no assunto, um "jogo de empurra" entre poder público e privado, que, há anos, tem deixado nas mãos do produtor rural a responsabilidade pela destinação dos efluentes.

Ciclos de chuva

 

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

O cuidado com o solo é um ponto fundamental para garantir a disponibildade hídrica. Uma terra saudável consegue reter mais água e realizar a evapotranspiração das plantas, o que contribui para o ciclo regular de chuvas. No entanto, as mudanças de uso da terra provocadas pelas queimadas e o desmatamento, como os vistos em biomas como a Amazônia e o Pantanal, têm alterado cada vez mais a disponibilidade hídrica no meio ambiente, afirmam especialistas.

Dados do setor de Clima e Recursos Naturais da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que, no mundo, mais de três bilhões de pessoas em áreas agrícolas de todo o mundo estão sofrendo com a baixa umidade do solo. E que, até 2050, a demanda global de água aumentará de 20% a 30%.

Eficiência hídrica

 

(Foto: REUTERS/Inaê Riveras)

 

A primeira “unicórnio” do agronegócio (termo designado para startups que captaram mais de R$ 1 bilhão no mercado de investimentos), a Indigo Ag, acaba de anunciar o lançamento de um produto biológico à base do microrganimos endófito bacillus simplex.

O anúncio ocorre no Dia Mundial da Água, 22 de março, porque o produto, de acordo com a empresa, faz com que a planta aproveite melhor o potencial hídrico do solo. É o primeiro produto biológico da empresa que recebeu o registro do Ministério da Agricultura (MAPA) no Brasil.

"Inimigo do meio ambiente"

 

(Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

 

Em evento preparatório para a Cúpula das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares, que será realizada em setembro, em Nova York, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), defendeu nesta segunda-feira (22/3) a agricultura tropical brasileira como exemplo de produção altamente sustentável que pode ser exportado para outras regiões tropicais do mundo e criticou o movimento de países desenvolvidos.

Atraso nos embarques

 

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

As importações de soja do Brasil pela China caíram significativamente nos dois primeiros meses de 2021 quando na comparação com mesmo período do ano anterior, mostraram dados no domingo, com a chuva atrasando embarques do maior exportador global.

A China, maior compradora global da oleaginosa, importou 1,03 milhão de toneladas do Brasil em janeiro e fevereiro, recuo de quase 80% frente às 5,14 milhões de toneladas no ano anterior, segundo a Administração Geral de Alfândegas.

Figo no mercado canadense

 

(Foto: Rogério Albuquerque)

 

A proximidade com o Aeroporto de Guarulhos confere aos produtores de figo do interior de São Paulo uma vantagem importante em relação às demais regiões do país onde a fruta é produzida: o acesso ao comprador estrangeiro. E, para alguns países específicos, a venda brasileira da fruta só cresce.

É o caso do Canadá, que aumentou em 36,6% suas importações em 2020, com 76,7 toneladas. Segundo dados do Ministério da Agricultura, foram 1,2 mil toneladas em 2020 – uma queda de 14,6% ante 2019 e reflexo da pandemia.

Prorrogação de dívida

 

(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

Produtores de Santa Catarina estão pedindo ao governo federal a prorrogação de dívidas vencidas e vincendas em 2021, alegando dificuldades após a quebra de safra. Em nota, o secretário de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, disse que apresentará a reivindicação à ministra Tereza Cristina nesta segunda-feira.

"Os agricultores de Santa Catarina passam por dificuldades devido à estiagem que se prolonga, principalmente nas regiões oeste e extremo oeste, somadas aos prejuízos deixados pela cigarrinha do milho. Nossa intenção é buscar alternativas para que os produtores possam continuar trabalhando, investindo e gerando riqueza para Santa Catarina", disse.

BB faz circuito virtual

 

(Foto: Divulgação)

 

Com o cancelamento de feiras agropecuárias presenciais também em 2021, o Banco do Brasil (BB) dará início, a partir desta segunda-feira (22/3), ao Circuito Virtual Agro de 2021. Pela plataforma online Broto, o banco oferecerá a clientes condições especiais de financiamento de maquinário, contratação de seguros e consórcios, que seriam levadas às feiras presenciais, suspensas em decorrência da pandemia de covid-19.

Segundo o BB, o circuito será dividido em cinco etapas, a primeira dela voltada ao Sul do Brasil, entre 22 de março e 9 de abril. Neste período, o banco promoverá demonstrações virtuais e "lives" relacionadas aos três Estados da região. Apesar de toda a programação ser regionalizada, as condições diferenciadas serão válidas para todo o País já a partir de segunda-feira.

Desafio diante da fome

 

(Foto: Pixabay)

 

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. É uma oportunidade para se discutir a importância desse recurso para a vida e para o desenvolvimento econômico e social. É fundamental que o tema seja analisado dentro das suas várias dimensões, sendo preponderante adotar estratégias de manejo que considerem os recursos hídricos de forma integrada, e que almejem uma alocação equitativa, considerando os usos múltiplos da água e a bacia hidrográfica como unidade de referência. Água é sinônimo de dialogar, de compartilhar e de integrar. Não é geradora de conflitos, mas sim de oportunidade para produzir e de criar desenvolvimento.
Source: Rural

Leave a Reply