Skip to main content

Catchup de morango (Foto: Divulgação)

 

Nem só de tomate vive o catchup. O chef baiano Renato Lobão provou que pode ser de morango também. Conhecido como Tato, ele teve a ideia despretensiosamente em sua cozinha. Caiu tão bem no gosto dos consumidores que foi patenteada e, em junho, ele inaugura a primeira fábrica de catchup de morango no município de Mucugê, na Chapada Diamantina.

A fábrica iniciará as atividades utilizando apenas 20% da capacidade, de 800 garrafas por hora. O plano é ir aumentando conforme a demanda. Mas o chef acredita que não deve demorar muito para estar a pleno vapor, já que diversas empresas de e-commerce de produtos naturais de outras partes do país manifestaram interesse no produto.

No futuro, a unidade deve fabricar outros produtos idealizados pelo empresário, como o molho barbecue de café de Piatã (BA), famoso na Chapada; o chiclete natural de pitaya e o chutney de banana-da-terra. São criações feitas com produtos da região e que ele usa em seus restaurantes.

saiba mais

Receita de costelinha ao molho barbecue de goiaba

Aprenda a fazer um coquetel gelado de café com morango

 

 

Chef Tato, criador do catchup de morango (Foto: Divulgação)

Tato conta que a receita do catchup surgiu em um dia comum na cozinha. Ele fazia um frozen de morango e, ao mesmo tempo, terminava de preparar uma geleia de tomate. “Naquele momento, me deu o insight. Comecei a pensar na acidez, na suavidade, na semelhança, a cor e o cheiro dos dois. Na hora, eu pensei em preparar um molho diferente e quando juntei os dois, parecia um catchup”, relembra o chef.

O morango e o tomate utilizados são produzidos pela agricultura familiar da Chapada. A receita leva ainda manteiga de garrafa, melaço de cana, gengibre, e cachaça, que substitui o vinagre. “Tudo produzido aqui. Trabalho com subsistência do lugar, a Chapada sempre tem muita coisa a oferecer basta sermos mais humanos nas nossas receitas, bem como na vida em geral”, afirma.

Patente

Assim que apresentou aos clientes, habituados a provarem molhos como o chutney de banana-da-terra, a aprovação foi instantânea, garante o chef. Logo, Tato estava recebendo representantes do Sebrae em seu restaurante com a ideia de patentear o produto e profissionalizar a produção. No início do ano passado, a receita foi patenteada.

“Os maiores incentivadores para fazer meu catchup são os clientes, mas quem chegou em mim para patentear a ideia e me ajudar nesse processo foi o Sebrae Tec”, destaca o chef.

Tato quer que o sucesso do catchup cause também um impacto socioambiental positivo para a região. Ele assumiu um compromisso: para cada 1.000 garrafas de catchup vendidas,  que seja implantado um sistema de hidroponia em uma propriedade da agricultura familiar da região para produzir matéria-prima para a fábrica.

“Nosso objetivo é transformar o produto em crédito de carbono, resgatando uma parte da Chapada (Diamantina), principalmente na agricultura familiar, que agora está no desespero, ainda mais com essa pandemia”, explica.

Harmonização

 

Com sabor bem semelhante ao convencional, o catchup à base de morango é indicado para harmonizar com hambúrgueres gourmets, além de costela suína e de cordeiro, carne de pato, filé de atum, salmão, prime rib, ou “toda carne com uma quantidade considerável de gordura”, segundo o chef. O drink blood mary e a mousse salgada também são outras indicações de uso do chef Tato. Confira as receitas:

Catchup de morango pode ser aplicado em diversas receitas (Foto: Divulgação)

Bloody mary de catchup de morango

Ingredientes:
– De 40 a 80 ml de catchup de morango
– 40 ml de vodka
– 3 a 6 gotas de molho de pimenta
– 5ml de suco de limão
– Uma pitada de sal do himalaia
– 2 pimentas biquinho ou 2 azeitonas verdes
– 2 rodelas de pepino

Guarnições:
– 2 rodelas pepino
– Pimenta biquinho

Preparo:
Processe o catchup de morango em pedaços no liquidificador. Coloque o sal em um prato pequeno e espalhe bem. Divida um limão no meio, passe pela borda de um copo americano de 100ml.

Mergulhe a borda no sal e depois retire o excesso. Na coqueteleira, adicione a vodka, o suco de limão, o açúcar, catchup de morango processado e o molho de pimenta. Preencha a coquetelaria com cubos de gelo, cubra e chacoalhe por 15 segundos. Coe com um coador de drinks em cima do copo americano tomando cuidado com as bordas com sal.

Para decorar, espete a pimenta biquinho em um palito e deixe encostar na beira da taça. Depois adicione os pepinos na borda do copo como é feito com rodelas de limão ou laranja.

Mousse salgado com catchup de morango

Ingredientes:
– 20 a 30 ml de catchup de morango em pedaços
– 2 colheres sopa de requeijão cremoso ou 10gr de queijo brie
– 2 colheres sopa de patê de atum pronto
– Metade de um tomate picado
– 1/4 de cebola picada
– 2 colheres de sobremesa de vinagre
– 1 colher sobremesa de molho inglês

Preparo:
Numa taça de sobremesa monte as camadas: uma camada de requeijão cremoso ou brie derretido, outra camada de catchup de morango, pate de atum pronto sabor tomate de preferência, e a última camada de tomate e cebola picadas marinadas por 30 min no vinagre de álcool e molho inglês.
Source: Rural

Leave a Reply