Skip to main content

 (Foto: Reuters)

As temperaturas de até – 20°C que atingiram o Sul dos EUA pode ter levado ao cancelamento do abate de 125 mil cabeças de gado no país este mês, segundo estimativa da equipe local do Rabobank. De acordo com o analista de proteína animal do banco no Brasil, Wagner Yanaguizawa, “ninguém estava preparada para uma tempestade dessa magnitude que, sem dúvidas, foi a pior da história”.

“A principal dificuldade é em relação ao fornecimento de água porque o encanamento congela e tem que ficar atento com disponibilidade para os animais. Nesses casos os principais afetados são os bezerros recém-nascidos”, conta o analista ao lembrar que o “o pior já passou”. “Esse pico realmente já passou e esses últimos dias o clima já está mais ameno”.

Segundo números do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a produção de carne bovina do país registrou queda de mais de 17% em fevereiro, mas tem se recuperado. Na semana encerrada em 19 de fevereiro foram 552 mil animais abatidos, queda de 56 mil animais ante a semana anterior e quase 12% abaixo do registrado em igual período do ano passado.

“Querendo ou não, essa queda de 100 mil a 125 mil é pequeno perto do volume mensal que eles abatem. Mas acredito que isso que vá ter impacto na produtividade até que se estabilize a situação”, observa Yanaguizawa. Com os impactos no fornecimento de gás na região, até mesmo a produção de milho para a alimentação animal foi afetada. “O milho que eles fornecem ao animal passa por uma floculação para deixa-lo mais digestível e, sem o gás, eles passaram a dar o grão puro – o que impacta na digestibilidade e na produtividade”, explica.

Apesar dos impactos na produção, ele ressalta que as exportações americanas não foram afetadas devido á baixa temporada de comercialização de carne bovina em fevereiro – período em que a China, principal importador, está fora do mercado. “Isso é um ponto positivo, porque se fosse em plena época de exportação, poderia ser que essas duas semanas impactassem no balanço das exportações”, conclui o analista.
Source: Rural

Leave a Reply