Skip to main content

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

 

Inaugurada em junho de 2020 e com visitas suspensas desde novembro por conta da pandemia, a Fazenda Urbana de Curitiba (PR) reabriu para o público. As visitas, que seguem recomendações dos decretos de prevenção à Covid-19, devem ser agendadas pelo site da prefeitura.

Durante duas horas, às terças e quintas-feiras, o visitante é guiado pelo espaço de 4.600 m² localizado no bairro Cajuru e tem a possibilidade de entender mais sobre as principais etapas do ciclo alimentar, saúde nutritiva e as espécies ali plantadas.

saiba mais

Estudantes criam kit que ensina como montar uma horta produtiva em casa

Estudantes da USP projetam estufas urbanas para produzir alimentos de forma sustentável

 

Segundo o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, apesar de não receber público, a fazenda não ficou parada nos últimos meses. "Temos startups desenvolvendo projetos aqui, além de entidades sociais que realizam ações de plantio e colheita para oferecer comida às pessoas em situação de rua”, afirma.

Além disso, Gusi também destaca a variedade de alimentos produzidos na fazenda urbana. A horta tem mais de 40 tipos diferentes de vegetais que, a cada estação, são substituídos por novos.

“O modelo de produção e consumo atual fez com tivéssemos um decréscimo na qualidade alimentar. Deixamos de consumir muitas plantas alimentícias não convencionais. Na fazenda, a gente propõe um debate sobre isso para mostrar que é possível diversificar nossa alimentação”, explica.

São mais de 40 tipos de vegetais diferentes (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

 

Além do alimento, o projeto também levanta questões sobre consciência ambiental. Toda a estrutura é alimentada por energia solar, tem materiais reciclados e reutilizados, práticas de compostagem e criação de abelhas sem ferrão.

Expectativas

Apesar da reabertura, o decreto publicado quarta-feira (24/2) colocando Curitiba na bandeira laranja de restrições devido à Covid-19 pode alterar o cronograma. “Estamos nos adequando ao momento e tomando todas as medidas de segurança necessárias, mas, provavelmente, o calendário que tínhamos preparado será alterado”, afirma o secretário.

Ainda de acordo com Gusi, a implantação de mais duas fazendas urbanas está prevista no plano de governo. “A gente tem uma região no sul da cidade com remanescentes da agricultura familiar. Eles produzem comercialmente, mas sem essa pegada da sustentabilidade, que é o que queremos promover também”, conta.

saiba mais

As fazendas urbanas que estão inovando a produção de alimentos

 

Uma fazenda em cima do concreto na área central da cidade também é avaliada para incentivar o plantio em canteiros elevados, considerando a extrema verticalização da região. O objetivo também é levar a agricultura urbana, combinando o plantio de árvores frutíferas com atitudes sustentáveis, para o centro da cidade, envolvendo mais pessoas.

“Essa visão estratégica da segurança alimentar e o potencial que a agricultura urbana tem na educação das pessoas são muito importantes para a cidade”, conclui.
Source: Rural

Leave a Reply