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Nas cestas ofertadas aos consumidores por meio de assinatura semanal, estão diferentes tipos de alface (Foto: Divulgação)

 

As primeiras colheitas de hortaliças cultivadas a partir de sistemas de produção para agricultura indoor começaram a chegar no mercado paulista. A novidade é resultado da parceria entre a Embrapa e a empresa 100% Livre.

A venda de espécies folhosas e condimentares produzidas em uma fazenda vertical localizada no bairro do Ipiranga, próximo ao centro da cidade de São Paulo, começaram há cerca de um mês.

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A princípio, as vendas de hortaliças estão centralizadas nas plataformas digitais da empresa, mas, a partir de fevereiro, elas serão distribuídas também em redes de supermercados e hortifrútis da capital São Paulo

Nas cestas de folhas ofertadas aos consumidores, por meio de uma assinatura semanal, estão diferentes tipos de alface (crespa, lisa, romana, roxa, americana) e temperos como salsa, tomilho, sálvia, hortelã e manjericão.

“Com a estrutura instalada hoje, temos capacidade de produzir entre 11 e 13 toneladas por mês e, atualmente, não estamos realizando nem 10% desse valor. Porém, estamos ampliando o número de cultivares e teremos muitas novidades ao longo do ano”, sinaliza o empresário Diego Gomes.

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O sistema de agricultura indoor do tipo fazenda vertical e plant factory pressupõe cultivos sem solo ou substratos, iluminação artificial com painéis de LED e controle de diversas variáveis meteorológicas no interior da estrutura de ambiente: temperatura e umidade relativa do ar, radiação líquida e global, concentração de CO2, entre outras.

Sistema de agricultura controla a temperatura e umidade relativa do ar, radiação líquida e global, concentração de CO2, entre outros fatores (Foto: Embrapa)

 

“As análises da Embrapa são fundamentais para atingirmos o padrão de qualidade que buscamos nos produtos. Apenas após todas as validações da pesquisa é que trazemos para os testes em estruturas dentro da fazenda de São Paulo e, na sequência, levamos para a escala comercial, nas torres de 12 metros de altura”, detalha Diego.

Após um mês de atividade, a empresa comemora a receptividade dos clientes e os retornos positivos sobre sabor, embalagem e prazo de entrega das cestas com hortaliças.

“Os resultados são animadores e o feedback dos clientes tem sido muito favorável. Eles ressaltam a possibilidade de uma alface ser colhida pela manhã e, em menos de duas horas e cinco quilômetros, estar em sua mesa", diz o empresário.
Source: Rural

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