Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

A eleição dos novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados será realizada nesta segunda-feira (1/2). Os eleitos comandarão o Legislativo brasileiro por dois anos.

Para o agronegócio, a definição de quem liderará o Congresso também impactará no andamento de pautas-chave, como, por exemplo, regularização fundiária, liberação de agrotóxicos e demarcação de terras indígenas.

saiba mais

Tereza Cristina é exonerada para participar de votação na Câmara

 

 

Câmara

 

A votação na Câmara dos Deputados está marcada para começar a partir das 19h. A eleição será presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Há sete candidatos participando da disputa. Os favoritos os deputados federais Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). A seguir, conheça mais sobre a trajetória deles:

(Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

 

Arthur Lira (PP-AL)

Lira é líder do centrão na Câmara e recebe apoio não apenas dos ruralistas, mas do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Dono de fazendas em São Sebastião (AL), ele também é sócio na D’Lira Agropecuária e Eventos Ltda. e integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na Câmara, ele já participou da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (2011-2013) e a Comissão de Demarcação de Terras Indígenas (2014-2015). Caso seja eleito, Lira pretende dar continuidade a pautas como o licenciamento ambiental, a regularização fundiária e defensivos agrícolas.

(Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

 

Baleia Rossi (MDB-SP)

Também integrante da FPA, Baleia Rossi tem o apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Filho de Wagner Gonçalves Rossi, ex-ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff, Rossi já foi vereador de Ribeirão Preto e foi o proponente da Medida Provisória da regularização fundiária se tornar projeto de lei.

saiba mais

Encontro de Bolsonaro com ruralistas acirra reta final da eleição para a Câmara

 

Senado

 

 

A eleição para a presidência do Senado está marcada para as 14h. A escolha será feita mediante votação secreta. O mandato do eleito vai até 31 de janeiro de 2023.

Quatro senadores disputam a presidência: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS), sendo os dois últimos os favoritos na disputa. A seguir, saiba mais sobre eles:

(Foto: Divulgação)

 

Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Nos bastidores, Rodrigo Pacheco parece ter o apreço do presidente Jair Bolsonaro, além do apoio de Davi Alcolumbre (DEM-AP), atual presidente do Senado, e de partidos como PT, PSD e PP.

Ele é um dos 39 senadores membros da Frente Parlamentar da Agropecuária, em uma curta carreira no Senado, iniciada em 2019.

saiba mais

Governo troca cargos no Ministério da Agricultura por apoio na eleição da Câmara

 

 

(Foto: Roberto Castello/Divulgação)

 

Simone Tebet (MDB-MS)

Advogada, mestre em Direito do Estado, Simone Tebet é senadora por Mato Grosso do Sul desde 2015. Anteriormente, ocupou o cargo de vice-governadora (2011), prefeita de Três Lagoas-MS (2005-2010) e deputada estadual (2003-2004).

Se eleita, a parlamentar será a primeira mulher à frente do Senado. Ela não faz parte da Frente Parlamentar da Agropecuária.

saiba mais

Tereza Cristina defende protagonismo do Brasil na inovação tecnológica

 
Source: Rural

Leave a Reply