Skip to main content

Herbert Bartz (Foto: Sérgio Ranalli)

 

Morreu, nesta sexta-feira (29/1), em Rolândia (PR), o produtor rural Herbert Bartz, que ficou conhecido pelo pioneirismo no uso da técnica do plantio direto na agricultura brasileira. Ele tinha 83 anos, se tratava de uma pneumonia e sofreu falência múltipla de órgãos. Deixa esposa e dois filhos.

“Seu legado por uma agricultura melhor e mais sustentável no Brasil e no mundo todo será preservado nas ações e no coração de todos que difundem e praticam o Sistema Plantio Direto”, afirmou, em nota, a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, entidade da qual Bartz era fundador.

De uma família de origem alemã, teve sua história de vida contada em livros e diversas entrevistas. Com o uso do plantio direto na palha, Bartz, que chegou a ser criticado, trouxe uma revolução para o manejo do solo na agricultura. O sistema – baseado, principalmente, em mínimo revolvimento do solo, manutenção de cobertura e rotação de culturas – é largamente usado nas lavouras brasileiras, especialmente, de grãos, onde são feitas duas safras por ano.

 

saiba mais

Minhoca na cabeça

 
Source: Rural

Leave a Reply