Skip to main content

(Foto: Kelem Silene Cabral Guimarães/Embrapa)

 

O governo publicou nesta segunda-feira (25/1) decreto criando o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SIN-ABC) e o Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Setorial para consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CTAB).

Os colegiados serão responsáveis por monitorar o novo Plano ABC, que irá incorporar novas tecnologias e orientações para o avanço da agricultura de baixa emissão de carbono no país.

saiba mais

Após uma década de Plano ABC, mensurar resultados e ampliar acesso são desafios

 

“O monitoramento será integrado e permitirá identificar a adoção das diferentes tecnologias de produção preconizadas pelo Plano ABC e sua contribuição no combate e no enfrentamento às mudanças do clima”, afirma a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini.

Caberá à pasta coordenar o SIN-ABC. O comitê técnico é composto por representantes de três ministérios (Agricultura, Ciência e Tecnologia e Inovações; e Meio Ambiente), Banco Central, Observatório ABC e do setor agropecuário privado. Segundo o decreto, convidados de outros órgãos e instituições poderão participar das reuniões, mas sem direito a voto.

saiba mais

Brasil pode criar 7 milhões de empregos com agricultura de baixo carbono, indica relatório

 

Segundo o Ministério da Agricultura, o decreto é parte da revisão da nova fase do Plano ABC 2021/2030, "trazendo uma estrutura mais moderna e integrada de discussão dos avanços e adoção das tecnologias sustentáveis de produção". 

“O sistema está mais participativo, vai reforçar a sustentabilidade do agronegócio e a promoção de uma agropecuária mais resiliente à mudança do clima”, destaca Mariane Crespolini.

saiba mais

China lançará sistema nacional de comércio de emissões de carbono em Xangai

 

Plano ABC

Em dez anos, quase 50 milhões de hectares em todo o país já adotam tecnologias preconizadas pelo Plano ABC, informou o Ministério da Agricultura, como integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto e fixação biológica de nitrogênio.

O volume de financiamento para a agricultura sustentável ultrapassa R$ 20,8 bilhões e já existem mais de 26,8 milhões de hectares de pastagens degradadas recuperadas. Outro destaque é a certificação “Carne Carbono Neutro”, com produtos já disponíveis nos supermercados.
Source: Rural

Leave a Reply