Skip to main content

Trabalhadores durante operação para abate de patos em Latrille, na França (Foto: Regis Duvignau/Reuters)

 

A França vai ampliar o abate em massa de aves à medida que enfrenta uma "corrida contra o tempo" para conter um vírus de gripe aviária que tem avançado por uma região produtora de patos no sudoeste do país, disse o ministro da Agricultura local, Julien Denormandie.

O país europeu é um dos que detectaram cepas altamente contagiosas de gripe aviária desde o final do ano passado, gerando na indústria avícola temores de uma repetição da crise de 2016/17, quando dezenas de milhões de animais foram abatidos.

saiba mais

França vai abater 600 mil aves na tentativa de conter o avanço da gripe aviária

França ordena abate de 6 mil patos atingidos por gripe aviária

 

Diante do crescente número de casos da cepa H5N8 em criações de patos na região de Landes, a França abateu bandos em zonas afetadas para tentar interromper a transmissão da doença. "Precisamos agir mais rapidamente", disse Denormandie à rádio local France Bleu Gascogne.

"Quase 400 mil patos já foram abatidos em Landes. Haverá mais centenas de milhares, sem dúvida", afirmou o ministro, acrescentando que os abatedouros serão requisitados. As autoridades já confirmaram 119 surtos da gripe aviária H5N8 em Landes, contra 48 verificados em 1º de janeiro, informou o Ministério da Agricultura francês.

saiba mais

Após tomar posse vestido de vaqueiro, prefeito de cidade da Bahia corta salário em 93%

Atum de 208 kg é vendido por mais de R$ 1 milhão durante leilão de Ano Novo no Japão

 
Source: Rural

Leave a Reply