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(Foto: Getty Images)

 

O setor de hortifrútis, um dos mais afetados pelas medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, como o fechamento de bares e escolas, além da restrição às feiras e ao funcionamento de restaurantes, conseguiu dar a volta por cima e atenuar os prejuízos.

A equipe do projeto Hortifruti Brasil, do Cepea/Esalq-USP, lembra que, diante do cenário de incertezas e de dificuldades, os diferentes canais de distribuição e de comercialização de frutas e hortaliças se reinventaram para driblar a quarentena e continuar se conectando com compradores e consumidores finais.

Dentre as alternativas utilizadas, destaque para a comercialização por meio de aplicativos de troca de mensagens, redes sociais, serviços de entrega e até por drive-thru. “E todos esses novos modelos de negociação podem seguir promissores mesmo no futuro pós-pandemia.”

 

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Margarete Boteon, coordenadora do Hortifruti Brasil, diz que a perspectiva de preços ainda é incerta, pois vai depender muito da produtividade das lavouras, que, por sua vez, é atrelada ao clima e ao nível tecnológico.

Na questão da demanda, ela observa que a maior incerteza é quanto ao poder de compra da população, devido ao desemprego em alta e ao fim do auxílio emergencial do governo.

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A alface deve proporcionar um resultado melhor e uma oferta controlada em 2021, segundo a analista do Cepea Marina Marangon, com a retomada do plantio em áreas perdidas. Para a cenoura e a cebola, o primeiro semestre tem possibilidade de produção maior. No entanto, depois de maio, a oferta de cebola pode ser menor emcomparação a 2020.

No caso do tomate, o Hortifruti Brasil não prevê aumento de área para a produto de mesa. Já para a batata, com redução de área, a perspectiva de preço ao produtor é positiva, especialmente no primeiro semestre. Melancia é outra cultura prevista para ter uma retomada de áreas retraídas em 2020.
Source: Rural

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