Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Fiscais da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul vão sobrevoar nesta sexta-feira (4/12) a reserva indígena de Inhacorá e as regiões onde foram identificadas infestações de gafanhotos no noroeste do Estado. Depois, um drone deve fazer imagens das matas nativas e áreas agrícolas.

Relatos iniciais indicam que os gafanhotos vieram da reserva indígena, que já está com suas árvores nativas bem desfolhadas. Seis cidades da região já registraram focos de gafanhotos: Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapeta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso.

saiba mais

Focos de gafanhotos aumentam e já atingem seis cidades no noroeste do RS

Gafanhotos atacam lavouras de soja no RS e agricultores já sofrem prejuízos

 

Os insetos desfolham, principalmente, as matas nativas, mas há casos de ataques também a algumas lavouras de soja e milho, ainda sem grandes danos, e a pomares não comerciais de citros localizados perto da mata nativa.

O objetivo do sobrevoo, segundo o fiscal André Ebone, é fazer um reconhecimento das áreas mais atingidas para verificar se é necessário algum tipo de combate aos insetos. Nas vistorias pelo chão em quase 2 mil hectares de áreas agrícolas, os técnicos e fiscais da secretaria identificaram que 76% delas tinham gafanhotos. Já em 2.700 hectares de matas nativas, a incidência dos gafanhotos era de 100%.

Vídeo mostra gafanhotos atacando soja no RS

 

A análise de amostras dos insetos enviadas ao Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluiu que as espécies que estão desfolhando as árvores na região não são do tipo migratório nem formam nuvens como os gafanhotos que dizimaram plantações na Argentina neste ano. 

Segundo Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, o aparecimento em grande número dos gafanhotos pode ser resultado de algum desequilíbrio causado pelas temperaturas elevadas e a estiagem de duas safras seguidas.
Source: Rural

Leave a Reply