Skip to main content

(Foto: Sergio Rannalli/Ed. Globo)

 

 

A falta de chuvas levou os produtores de soja do Mato Grosso a fazer a ressemeadura em 2,51% das áreas, segundo boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado no final da tarde de segunda-feira (30/11).

Os baixos e irregulares volumes de chuva das últimas semanas no Estado, que é o maior produtor do grão do país, prejudicam o desenvolvimento da soja em várias regiões, resultando em perda do potencial produtivo em algumas lavouras.

saiba mais

Produtores do Mato Grosso recuperam atraso no plantio de soja

 

A região oeste, onde se cultiva muito algodão e o plantio de soja é antecipado para abrir janela para a pluma, foi a mais atingida, com replantio em 5,75% das áreas. Os menores impactos ocorreram nas regiões norte e nordeste. O replantio leva os produtores a terem novos gastos com sementes, insumos, combustíveis e mão-de-obra.

Somando a falta e irregularidade das chuvas ao plantio maior de sementes precoces neste ano, o Imea projeta uma produtividade menor da soja no Estado, com redução de 0,61 saca por hectare. Agora, a produtividade média esperada é de 57,41 sacas por hectare.

saiba mais

Clima ajuda no Sul e plantio da safra de soja avança para 87%

 

O plantio está em seu estágio final, com 99,65% das áreas já semeadas. A estimativa de área plantada se mantém em 10,3 milhões de hectares, para uma produção de 34,49 milhões de toneladas – recuo de 378,8 mil toneladas em relação ao levantamento anterior.

A projeção do Imea ainda é de uma safra 0,24% maior do que a colhida no ciclo 2019/20, com 3,18% a mais de área plantada.
Source: Rural

Leave a Reply