Skip to main content

(Foto: Felipe Yatabe)

 

A Bem Brasil foi criada em 2006 como uma forma de viabilizar a expansão da produção agrícola da família Rocheto aproveitando uma tendência de mercado: as batatas pré-fritas congeladas.

“A batata in natura não tem contrato, não tem segurança, cada dia tem um preço, e isso dificultava muito o crescimento”, diz João Emílio Rocheto, presidente da empresa, vencedora do segmento Alimentos e Bebidas e campeã das campeãs nos Melhores do Agronegócio. “Ao mesmo tempo, víamos que em outros países existia uma industrialização representativa da cadeia de produção, enquanto aqui era tudo importado."

O investimento inicial de R$ 50 milhões na indústria não só cumpriu sua função, hoje absorvendo toda a safra do grupo, como levou à incorporação de matéria-prima de outros fornecedores. Mais: a Bem Brasil tornou-se líder em um segmento antes ocupado apenas por marcas estrangeiras. E passou a mirar também as exportações.

O bom desempenho de 2019 – quando a Bem Brasil teve aumento de 53% na receita líquida, que superou R$ 1 bilhão, e respondeu por uma fatia de cerca de 40% do mercado doméstico de batata pré-frita – deveu-se em parte ao câmbio, que encareceu o produto importado e favoreceu a indústria de Araxá (MG) em relação aos concorrentes estrangeiros. Os maiores são empresas da Argentina e da Europa. 

As reportagens completas dos Melhores do Agronegócios 2020 estão publicadas no Anuário da Globo Rural, disponível nas bancas e no Globo+.
Source: Rural

Leave a Reply