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Ovos (Foto: Getty images)

 

A empresa de nutrição animal DSM criou um projeto que visa combater a desnutrição infantil através do estímulo ao consumo de ovos produzidos por aves que terão uma alimentação reforçada para elevar os teores nutricionais do produto. O Brasil e o Peru foram escolhidos para iniciar o programa na América Latina, o projeto Eggonomics, que, além da questão nutricional, tem o objetivo de gerar renda para famílias carentes.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês), cerca de 5 milhões de pessoas vivem em situação de desnutrição no Brasil hoje. A atuação do programa da DSM no país será em parceria com a Golden Aves – empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de frango de corte caipira – para trabalhar no desenvolvimento e oferta de fórmulas específicas as etapas de desenvolvimento das galinhas poedeiras.

Segundo o diretor do Eggonomics na DSM, Luiz Leite, o projeto vai garantir que os ovos tenham qualidade nutricional e estejam disponíveis e acessíveis à população-alvo. “Vamos usar todos os nutrientes disponíveis com a mais alta tecnologia da DSM para fazer com que esses ovos tenham os nutrientes necessários e possam baratear o custo de produção de maneira que a gente tenha proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos graxos essenciais dentro do ovo para entregar isso para as crianças e consumidores em geral”, explica Leite.

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Na outra ponta do projeto, será realizado um trabalho de comunicação e informação sobre os benefócios do consumo do ovo. “Investir na produção e comercialização local de ovos faz com que o alimento seja mais barato, assim se torna mais acessível à população e contribui para diminuir os níveis de desnutrição”, diz Leite.

A Golden Aves vai atender a cidade de Rebouças (PR) e região, conhecida como a maior produtora de tabaco do Estado, sendo esta a principal fonte de renda da maioria das famílias locais. O projeto pretende movimentar a economia de mais de 3 mil famílias da zona rural do Paraná.

“É um projeto que está totalmente de acordo com o nosso objetivo socioeconômico, vai movimentar a economia local, oferecer mais qualidade de vida às pessoas e trabalhar para melhorar a nutrição de até 30 mil pessoas em um ano”, comenta Julian Fronczak, diretor Administrativo da Golden Aves. “Já fechamos parceria com a prefeitura (do município de Rebouças)  e nossos ovos fortificados farão parte da alimentação das crianças nas escolas, que terão acesso a uma proteína de qualidade”, acrescenta Fronczak.

Zona árida

No Peru, a Nutricorp foi a parceria selecionada para o Eggonomics. Vai atender a zona metropolitana da capital, Lima. De acordo com os responsáveis pelo programa, a intenção é atender famíliar que vivem em uma zona árida, com difícil acesso à água potável, com altos índices de desnutrição e anemia, além de ter sido muito afetada pela Covid-19.

"Na América Latina, o objetivo do projeto é de nos próximos três anos ter pelo menos 15 novos parceiros e cobrir cerca de 20% das populações vulneráveis da região; produzir ao menos 25 mil ovos diariamente no primeiro ano e, em dez anos, produzir 700 milhões por ciclo e impactar 2 milhões de pessoas com nível de e desnutrição acima de 30% e mulheres com nível de anemia acima de 50%”, diz Luiz Leite, da DSM.

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Segundo ele, os parceiros em cada país fornecerá as matrizes (poedeiras) e sua alimentação balanceada. As famílias irão produzir os ovos e comercializá-los na sua comunidade, de onde tirarão o incremento de renda familiar. “A gente acredita que o ovo é uma das fontes mais sustentáveis em entregar saúde e nutrição na cadeia alimentar, por ser um alimento acessível, saudável e com alto teor proteico de baixo custo”, complementa.

A empresa vai realizar estudo sobre o impacto nutricional do consumo do ovo pelos consumidores. “Vamos medir, exatamente, quanto subiu de vitamina D e outros nutrientes nas pessoas a partir do consumo do ovo para provar esse incremento nutricional”, salienta.
Source: Rural

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