Skip to main content

 

A edição de novembro da Globo Rural, já disponível nas bancas e no Globo+, destaca os caminhos do arroz. A equipe de reportagem acompanhou a produção do arroz desde o seu cultivo no campo até chegar ao prato dos brasileiros.

Na reportagem de capa, a edição detalha o plantio de cereal no sul do Brasil e como os produtores preparam uma nova safra em meio a um cenário de incertezas sobre o consumo, diante da alta no preço, e das lavouras, com logística e custos mais caros.

Ainda sobre o grão, a revista mostra o sinal de alerta que a Covid-19 acendeu no setor, e direto de Cingapura, conta como o arroz é plantado no mar. Além disso, discute os efeitos da inflação e os motivos que levaram os valores dos alimentos a níveis históricos no Brasil.

 

saiba mais

5 motivos que fizeram o preço do arroz disparar no Brasil

Arroz importado chegará em novembro ao Brasil, mas preço ao consumidor deve seguir alto

 

A edição de novembro ainda marca uma data especial no calendário do agronegócio brasileiro: 24 de novembro. Neste dia, a partir das 19 horas, ocorrerá a 16ª edição dos Melhores do Agro, que premia as empresas com melhor desempenho econômico, social e ambiental.

Outro destaque da revista é Patrícia Madeira, diretora de meteorologia da Climatempo, que é atração na entrevista do mês. A especialista esmiúça as mudanças climáticas que afetam o Brasil, como tempo extrermamente seco e enxentes, além de fazer projeções sobre os desafios para a nova safra de grãos.

Em Opinião, Maurício Antônio Lopes, engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), avalia na seção Futuro a digitalização e sustentabilidade. Ele alerta para a nova revolução não seja contaminada por otimismos exagerados.

saiba mais

Mulheres precisam estar na liderança para incentivar novas gerações, diz Rafa Brites

ILPF pode levar pecuária do Matopiba a superar a do Centro-oeste

 

Em Ideias, o assunto é o espermismo na pecuária, na análise de Luiz Josahkian, zootecnista, professor de melhoramento genético e superintendente técnico da ABCZ. A teoria que valoriza o sexo masculino atravessou milênios e só foi revista muito mais tarde.

Na seção Tendências, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para as cooperativas, argumenta por que a agropecuária merece um prêmio Nobel.

saiba mais

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

 

Em Mercado, destaque para as cruzas industriais e como a pesquisa na pecuária bovina vem se transformando. Na piscicultura, o Brasil vê potencial para quintuplicar a produção de pescados cultivados. Sobre a Argentina, a edição traz a dificuldade dos produtores de grãos lidarem com as incertezas e a política cambial.

Nos EUA, enquanto algumas regiões colhem alta produtividade de soja e milho, outras sofrem com fenômenos climáticos e tem parte da rentabilidade garantida pelo governo. Já em biocombustível, a revista traz tudo sobre os investimentos de R$ 5 bilhões em usinas de etanol de milho e como isso impactará na safra 2020/2021.

saiba mais

Safra nos EUA chega ao fim com boa colheita, ajuda do governo e reação nos preços

 

Você confere, também, a seção Análise, na qual a Scot Consultoria avlia preços, cotações, competitividade, oferta, exportação e o mercado para milho, soja, boi gordo e leite.

O Agro é Delas destaca as nove vencedoras da 3ª edição do Prêmio Mulheres do Agro. Neste ano, a premiação teve um aumento de 61% nas inscrições em relação a 2019 e, desde o início do projeto, já reuniu mais de 550 histórias sobre a força feminina no campo.

O Mapa da Safra traz o recorde de exportação de frutas. Além disso, tudo sobre feijão, milho, citros, arroz, soja, carnaúba, batata e banana.

saiba mais

Bolsonaro diz que preço do arroz deve se normalizar a partir de janeiro

Agropecuária foi responsável por 73% da emissão de CO2 do Brasil em 2019

 

Para o Tempo, você descobre quais as previsões para novembro em cada região do país, bem como traça um panorama sobre o clima em outras regiões do mundo.

A edição ainda conta com dicas valiosas da vida no campo. Você saberá tudo sobre como criar pastor-alemão e como plantar caruru. No tradicional GR Responde, tire suas dúvidas sobre a vida na fazenda, como cactos para saborear, romãzeira sem fruteiras, controle de abelhas, pintos deficientes e mais.

No #TônaGR, conheça a história de Letícia Marques, 24 anos, formada em biotecnologia. Em 2019, ela foi a única representante do Brasil no Congresso de Biotecnologia GapSummit, realizado em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.
Source: Rural

Leave a Reply