Skip to main content

Jair Bolsonaro e Donald Trump se cumprimentam, durante visita do presidente brasileiro à Casa Branca, no ano passado. Bolsonaro sempre deixou explícita sua preferência por Trump, mas autoridades brasileiras confiam no relacionamento pautado por interesses nacionais (Foto: Alan Santos/ PR)

 

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, manifestou otimismo em relação ao futuro das relações entre os dois países, independentemente de quem saia vencedor nas eleições presidenciais americanas, nesta terça-feira (3/11). Apesar da preferência explícita do presidente Jair Bolsonaro pelo republicano Donald Trump, Forster, afirmou que, mesmo em uma eventual vitória do democrata Joe Biden, os países estão unidos por valores fundamentais e têm coincidência de interesses.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta terça-feira, o diplomata brasileiro destaca que Brasil e Estados Unidos vem aumentando sua cooperação em áreas como tecnologia, defesa e espacial. Lembrou do recente acordo assinado entre os dois países com normas de facilitação de comércio e com a possibilidade de investimentos americanos no mercado brasileiro.

saiba mais

Eleições nos EUA: as razões dos agricultores para votar em Biden ou Trump

Live Globo Rural debate impacto das eleições nos EUA para o agronegócio brasileiro

 

O embaixador destacou ainda que a agenda comum é pautada por interesses nacionais e destacou ainda o apoio norte-americano à entrada do Brasil na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Temos que continuar nessa trajetória”, disse, na entrevista.

Questionado sobre conversas com parlamentares americanos, inclusive os democratas, hoje na oposição, Forster afirmou que os representantes dos dois partidos que disputam a Casa Branca reconhecem que o Brasil é um parceiro relevante, sempre aberto ao diálogo e ao trabalho construtivo.

“Nossa região e o mundo estão lidando com desafios que moldarão o futuro de nossos países, como a defesa da democracia, a proteção de dados no domínio virtual, a promoção do desenvolvimento sustentável e, de modo ainda mais urgente, a retomada do crescimento e da geração de empregos”, disse o embaixador.

Mourão

Também nesta terça-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que as relações entre Brasil e Estados Unidos continuarão, independentemente do vencedor das eleições. Segundo ele, o relacionamento bilateral é de Estado para Estado e o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro favorável à reeleição de Donald Trump é uma opinião pessoal.

“Claro que cada governo tem suas prioridades, tem suas características pontuais, mas no conjunto da obra nós vamos continuar com as mesmas ligações”, de acordo com publicado pelo jornal O Globo.
Source: Rural

Leave a Reply